Notícias
Caisan municipal é instalada em São Paulo
Na última quarta-feira (11), a Prefeitura de São Paulo - por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo - instalou a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.
Presidida pelo secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, a Caisan Municipal contribuirá com estratégias de redução da insegurança alimentar e dos índices de obesidade, insegurança alimentar e falta de alimentação entre as crianças.
Para superar esses desafios, o secretário apresentou três eixos, que vão pautar os trabalhos da Câmara Técnica - Agricultura Urbana e Periurbana; Educação Alimentar e Nutricional e Disponibilidade e Acesso aos Alimentos.
O evento contou com a participação do secretário de Direitos Humanos e ex-senador Eduardo Suplicy. São Paulo é uma das capitais que tem avançado no campo da segurança alimentar e nutricional, com a implementação de marcos legais e estruturação das políticas de segurança alimentar e nutricional, assim como adesão a programas sociais.
O governo municipal instituiu a Caisan-SP em janeiro de 2015, por meio do decreto 55.868. Cabe à Caisan dentre suas atribuições, o papel de elaborar a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; coordenar a execução, articular as ações, monitorar e avaliar os resultados da Política e do Plano; além de estimular a integração das políticas e dos planos de suas congêneres municipais.
Ao todo fazem parte da Caisan sete membros titulares que têm como meta fortalecer as políticas públicas na área da Segurança Alimentar e Nutricional nas secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; Governo; Coordenação de Subprefeitura; Assistência e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e Cidadania; Educação; Saúde; Verde e Meio Ambiente.
Fonte: Caisan-SP