Notícias
AVISO DE PAUTA - Pará realiza 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
Começa nesta quarta-feira (19/08) e termina na sexta-feira (21/08) a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará, sob o lema “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar”. O encontro ocorre no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará (Consea-PA), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
A cerimônia de abertura ocorre a partir das 15 horas da terça-feira (19/08). A mesa de abertura terá, entre outras autoridades, representantes do Governo do Estado, Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além dos Conselhos Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
As mesas de discussões sobre os eixos da conferência acontecem na quinta-feira (20/08) pela manhã. O primeiro eixo aborda avanços e obstáculos para a alimentação adequada e saudável, que se refere ao tema do encontro. O segundo eixo aborda as escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas. O terceiro e último eixo trata do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Na parte da tarde, ainda na quinta-feira, serão realizadas atividades integradoras, apresentações e exposições, como a do Movimento das Mulheres (As Marias), Universidade Federal do Pará (UFPA), Câmara Intersecretarial do Pará (Caisan-PA) e Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 62,2% da população paraense possui segurança alimentar e nutricional, enquanto outros 37,8% estão com algum tipo de insegurança alimentar – 20,2% leve, 9,7% moderada e 7,9% grave.
Já a Pesquisa de Vigilância e Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), promovida pelo Ministério da Saúde nas 27 capitais brasileiras, revela que 54% da população adulta de Belém encontra-se com excesso de peso e 21,1% com obesidade. A população de Belém é a que menos consome frutas e hortaliças, entre as 27 capitais – apenas 26,9% dos moradores pesquisados.
O índice de insegurança alimentar grave – que é o mais próximo da fome - vem caindo gradativamente no estado com o passar dos anos. Em 2004 este índice era de 14,41% da população, caindo para 11,95% em 2009, chegando agora em 7,9%.
Estes e outros dados, informações e estatísticas servirão como subsídios aos debates previstos na conferência, no diagnóstico dos avanços e dos desafios da segurança alimentar e nutricional no estado.
Serviço
4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará
Dias: de 19 a 21 de agosto (de quarta até sexta-feira)
Horário: 15h dia 19; das 8h às 19h (dias 20 e 21)
Local: Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Informações para imprensa: (61) 3411 3349
Fonte: Ascom/Consea