“Demorou 50 anos para o Brasil se recuperar do estrago que a política de arrocho salarial do regime militar e a inflação fizeram na distribuição de renda brasileira. O Índice de Gini, que mostra o nível de concentração de renda no país e que, quanto mais perto de zero, mais igualitária é a sociedade, voltou atualmente aos 0,500 nos rendimentos de todos os trabalhadores, o mesmo índice de 1960 captado pelo Censo Demográfico.
Artigos
A sociedade brasileira desfrutou relevantes mudanças econômicas, políticas, sociais, culturais, sanitárias e nutricionais nas três últimas décadas. No campo nutricional, em estudo anterior1 apontamos que foram verificadas importantes mudanças paradigmáticas. Observamos que ao perfil epidemiológico nutricional que caracterizou a sociedade brasileira no período 1930-1980, constituído sobretudo pelas doenças carenciais (desnutrição energético-proteica, deficiência de vitamina A, pelagra, anemia ferropriva, deficiência de iodo etc.), no período de 1990 aos dias atuais sobrepuseram-se as doenças nutricionais crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão, certos tipos de câncer etc.), caracterizando o chamado fenômeno de transição nutricional no país.
Os povos indígenas e a população negra estão na base da formação econômica (agropecuária), social e cultural de Minas Gerais. Fundamentada no conhecimento dos biomas e ecossistemas e no trabalho, a contribuição dos povos e comunidades tradicionais constitui a expressiva sociobiodiversidade, que é a marca mais significativa dos mineiros e geraizeiros. Entre as diversas etnias indígenas algumas ainda resistem: os maxakalis, xakriabás, crenaques, aranãs, mukuriñs, pataxós, caxixós, puris, xukurus-kariris e pankararus.
“Quero contar uma coisa a vocês. Eu moro numa comunidade de franciscanos na Hulha Negra, região de Bagé, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, onde tem vários assentamentos e milhares de famílias assentadas. Quero informar a vocês que desde 2006 só enterramos uma criança naqueles assentamentos todos. E não morreu de fome. Zero de mortalidade infantil. São onze anos de infância sem fome no Brasil. É uma conquista histórica. São onze anos de governos Lula e Dilma. Fosse só por este resultado, já teria valido a pena. Isso graças a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA é o protagonismo resgatado dos sempre esquecidos e dos jovens. E é um aprendizado mútuo entre Estado, governos e sociedade civil organizada. Obra de todos nós.”
Janeiro, tempo de férias, vejo propaganda num grande jornal do Sul: “Ilhas Park – Cartão postal no jardim de casa. Um lugar único, charmoso e exclusivo junto ao mar – Condomínio fechado de alto padrão com lotes de 360 a 1140 m² – Sistema de segurança completa – Condomínio com serviço de praia e hotelaria”. Nas duas páginas de propaganda, fotos coloridas da proximidade com o mar, das piscinas, das mansões etc.
Há poucos dias, o Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP) apresentou o Projeto de Lei 6.432/13, que, sem delongas, pretende banir os alimentos transgênicos do Brasil.
- « Anterior
- 1
- 2
- Próximo »