Notícias
No RS, encontro define metas e ações para 2015
A avaliação dos 17 Seminários Regionais para implantação de Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em municípios – realizados em 2013-2014 -, bem como a análise de perspectivas diante de uma nova governança estadual e a adesão estimulada dos municípios gaúchos ao sistema foram os principais pontos debatidos por mais de 150 participantes do Encontro Estadual de Avaliação dos Seminários Regionais sobre Sisan no Rio Grande do Sul.
O encontro foi realizado na segunda e terça-feira, em Porto Alegre (RS).
Estiveram presentes dirigentes da sociedade civil e governamentais que atuam em Conselhos Municipais, coordenadores das 12 Comissões Regionais, conselheiros do Consea-RS e representantes da Caisan-RS.
O encontro também marcou o início da organização gaúcha para a 5ª Conferência Nacional, que será realizada em novembro de 2015, em Brasília.
Os participantes apresentaram sugestões no sentido de que conferências a serem desenvolvidas nos municípios e no estado – junto com os temas e objetivos traçados pelo Consea Nacional – fossem oportunidades de formação para todos que viessem a colaborar no processo de discussões e de encaminhamentos pela intensificação de ações para superar a insegurança alimentar (desde a fome até o sobrepeso), a miséria e a exclusão social.
Durante o encontro também foram desenvolvidas Rodas de Debates com pessoas especializadas nos temas Programa da Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Sisan, entre outros.
Observadores do novo governo - que toma posse em janeiro - estiveram no encontro e receberam uma Carta de Propostas do Consea-RS.
Fonte: Consea-RS