Notícias
Estrangeiros conhecem experiência do PAA no DF
Representantes estrangeiros de 11 países visitaram o assentamento Pequeno Willian, na zona rural de Planaltina (DF), na manhã desta quarta-feira (5), para conhecer agricultores familiares que vendem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
No Brasil, durante 10 anos, o PAA fortaleceu a agricultura familiar e garantiu renda aos produtores, comprando os alimentos a preço de mercado. Foram R$ 5,3 bilhões de investimento federal para a compra de produtos de 388 mil agricultores familiares, atendidos pelo programa ao longo de uma década. Ao todo, o governo adquiriu mais de 4 milhões de toneladas de alimento fresco e saudável, que foram distribuídas a mais de 23 mil entidades socioassistenciais.
As comitivas também estiveram na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), para conhecer um modelo de cooperativa que vende produtos para o PAA. Os agricultores familiares da Cootaquara comercializaram 454 toneladas de frutas e verduras para o PAA de 2011 a 2013, e venderam 236 toneladas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação, em 2012.
A visita de campo faz parte da programação do Seminário Internacional PAA + Aquisição de Alimentos no Ano Internacional da Agricultura Familiar, que aconteceu na terça-feira (4), em Brasília. O evento comemorou os 10 anos do PAA no Brasil.
O assentamento Pequeno Willian recebeu apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) e da Fundação Banco do Brasil para a implantação do Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), uma tecnologia social de apoio à agricultura familiar para a produção de alimentos sem agrotóxicos.
Os alimentos produzidos pelos agricultores do Pequeno Willian, comprados em 2013, abasteceram 25 entidades sócioassistenciais de Planaltina e Sobradinho (DF) que atendem 2,2 mil pessoas em situação de insegurança alimentar ou que foram atendidas pelos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Fonte: Com informações da Ascom/MDS