Notícias
Consea participa de encontro da CPLP
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, participou nesta terça-feira (27/05), da abertura da I Reunião do Grupo de Trabalho sobre Agricultura Familiar do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ex-presidente e conselheiro nacional do Consea, Renato Maluf, também particpou da reunião.
Na abertura do encontro, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, o ministro Milton Rondó destacou a importância dos movimentos sociais na inclusão do direito à alimentação na Constituição Brasileira. “Ao ser um direito fundamental, ele é universal. Ele tem que ser protegido, promovido e provido em qualquer parte do mundo”, disse Rondó.
Maria Emília Pacheco lembrou a participação dos povos africanos na formação da cultura alimentar brasileira, com a introdução de cultivos como inhame, gengibre, dendê, dentre outras espécies domesticadas na África. “O reconhecimento da agricultura familiar e camponesa, com suas diferentes identidades étnico-culturais e seus diferentes modos de vida, como motor da soberania alimentar, precisa traduzir-se em compromissos dos estados com políticas públicas”, disse ela.
O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, disse que o projeto da CPLP e de cooperação entre o Brasil e países da África é de fundamental importância. Disse ainda que a FAO trabalha para facilitar essas relações.
O grupo de trabalho é formado por representantes dos governos dos países de Língua Portuguesa e da sociedade civil. A reunião faz parte das atividades do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014).
Fonte: Ascom/Consea