Notícias
Câmara realiza série de eventos sobre o Ano da Agricultura Familiar
O ano de 2014 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena. Em reconhecimento à importância da atividade para a produção sustentável de alimentos, a segurança alimentar e nutricional e a erradicação da pobreza, a Câmara promove uma série de eventos na próxima semana.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara contribuirá com essa mobilização promovendo a Mostra “Alimentar o mundo, cuidar o mundo, cuidar do planeta” e o Seminário Internacional "Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar".
O objetivo é dar visibilidade a um segmento que, contando com políticas públicas corretas, pode dar uma importante contribuição para a erradicação da fome e da pobreza de forma sustentável, para assegurar a efetivação dos direitos humanos.
No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo, 60% do leite, 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. A agricultura familiar não está ligada somente à segurança alimentar e nutricional. Relaciona-se a variadas maneiras de interação do homem com a produção agrícola e com o meio ambiente.
A Mostra “Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta” ocorre de 24 a 28 de novembro, das 9h às 18h, no Espaço Mário Covas, na Câmara Federal. No dia 26, às 8h, acontece um café da manhã com produtos da agricultura familiar, no foyer do Auditório Nereu Ramos.
No dia 26, das 9h às 13h, será realizado o Seminário Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar, no Auditório Nereu Ramos. À tarde, a partir das 16h30, acontece um Ato Público em Defesa do Direito à Alimentação Adequada e da Agricultura Familiar, no Hall da Taquigrafia, na Câmara dos Deputados.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados