Notícias
Caisan discute adesões e planejamento para 2014
A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) realizou nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/02), em Brasília, a primeira reunião de 2014 com representantes de estados, do Distrito Federal e de 50 municípios convidados. Eles discutiram a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a elaboração do planejamento de atividades para o ano.
Desde novembro do ano passado, todos os estados – com exceção de Mato Grosso, que está em processo de adesão – e mais 12 municípios aderiram ao Sisan. De acordo com a diretora de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Michelle Lessa, a adesão é importante porque organiza a gestão dos programas e ações. “Ao aderir ao Sisan, os gestores também poderão acessar editais do governo federal e fortalecer as compras públicas em outros setores”, explica.
O Sisan é um sistema público e intersetorial que envolve diversas áreas, desde a produção de alimentos à distribuição, além de organizar a gestão e ampliar a oferta de alimentos. Para aderir ao sistema, os municípios devem encaminhar solicitação à Caisan do estado.
Os estados que aderiram ao sistema têm até dezembro deste ano para elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O governo de São Paulo fez a adesão em dezembro de 2013 e já criou comissões regionais para discutir a elaboração do plano. “Nossa proposta é nos empenharmos na adesão municipal, apoiar os 645 municípios paulistas para que se estruturem nas políticas e ações de segurança alimentar e nutricional”, afirma a secretária executiva da Caisan de São Paulo, Adriana Carvalho.
Fonte: Ascom/MDS