Notícias
Bahia sediará o 3º Encontro Nacional de Agroecologia
O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) ocorrerá entre os dias 16 e 19 de maio de 2014 no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). Reunirá 2.000 pessoas de todos os estados do Brasil e diretamente envolvidas na construção da agroecologia, sendo 70% agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais e pelo menos 50% mulheres.
O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades.
O III ENA tem como objetivo central aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. Para tanto, está organizado para dar respostas à seguinte questão: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?” Exemplos concretos previamente sistematizados por participantes do III ENA em suas regiões de origem serão a base para o debate em torno a essa questão.
Diversas etapas integram o processo preparatório do encontro, principalmente as Caravanas Agroecológicas e Culturais realizadas em 14 territórios em todo o país, envolvendo mais de 2,5 mil pessoas. Divididas por rotas, as visitas às experiências promoveram uma troca de saberes intensa entre os agricultores, técnicos, estudantes e gestores públicos, dentre outros.
Como oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os Encontros Nacionais de Agroecologia (ENAs) têm exercido papel determinante na afirmação política dos diversificados segmentos da sociedade identificados com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.
A programação prevê seminários temáticos, oficinas autogestionadas, plenárias, manifestações culturais, atos públicos, dentre outras atividades. A Feira de Sabores e Sabores será aberta ao público, e ficará no centro das instalações com produtos agroecológicos dos agricultores familiares e povos tradicionais, sementes, artesanatos, pinturas, vídeos, publicações, fotografias, entre outros, além de muita música, poesias e intervenções artísticas.
Fonte: Ascom/ANA