Notícias
NOTA DE PESAR
Nota de Pesar do Consea pelo assassinato de mãe Bernadete
NOTA DE PESAR
É com imensa tristeza e indignação que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA recebe a notícia do assassinato de Mãe Bernadete, Ialorixá e Liderança Quilombola, Coordenadora Nacional da CONAQ, Comunidade Simões Filho- Bahia. Mãe Bernadete lutava por justiça climática, por soberania alimentar, pela sacralidade dos alimentos e ervas enquanto fonte de cura e vida. Deixa familiares, filhas e filhos ancestrais. A todos e todas nossa solidariedade. Importante lembrar que ela já clamava por justiça pelo assassinato do seu filho Binho.
O CONSEA espera uma ação urgente dos Ministérios da Justiça e dos Direito Humanos em defesa das lideranças quilombolas e defensores de direitos humanos e que a justiça apure de maneira ágil e eficiente o crime.
Infelizmente o ocorrido não é uma exceção, diariamente nos deparamos com denúncias de violência, inclusive com desfechos como este. O Consea já se pronunciou e demandou providências em Recomendação nº 07/2023/CONSEA/SG/PR, que Recomenda à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN promover ações junto aos órgãos competentes contra a criminalização dos movimentos sociais e das pessoas que defendem a regularização fundiária, a reforma agrária e os direitos humanos.
A defesa maior do CONSEA é que todas as pessoas estejam livres da fome com comida de verdade. Esta defesa é indissociável da proteção à vida daquelas e daqueles que lutam pelos Direitos Humanos. Uma luta justa e necessária que precisa estar livre de qualquer tipo de violência.
“Mãe Bernadete, lutou por direitos ancestrais e territoriais, lutava por todos. Sempre clamava por segurança e justiça. Ela falava que estava sendo ameaçada. Foi assassinada em casa. O sagrado também violado. A sua luz continuará a brilhar nos nossos territórios”