Notícias
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CNODS encerra reunião com avanços e futuro planejado
- Foto: ASCOM/SGPR
Com regimento interno aprovado, governança interna ajustada, meios de implementação e parcerias que precisam ser feitas definidos, bem como o monitoramento e avaliação de políticas públicas acertados, a segunda reunião ordinária da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi encerrada nesta quarta-feira (20). Foram três dias de discussões e avanços, especialmente no planejamento das ações futuras da CNODS.
“O recado do governo federal é de que não existe sustentabilidade sem o combate às desigualdades. Estamos priorizando a relação entre sustentabilidade e desigualdade, em junho tem a próxima reunião onde a gente já vai começar a trazer resultados e ações” afirmou Sérgio Godoy, coordenador da CNODS.
Entre os encaminhamentos, Godoy destacou a chamada localização, que nada mais é do que a agenda ir para os governos locais mostrando como a sustentabilidade se concretiza na vida das pessoas. Ele lembrou que 2024 é um ano eleitoral e que a nova geração de prefeitas e prefeitos é que vai definir como será o orçamento que dará suporte às políticas de sustentabilidade nos quatro últimos anos da agenda.
Para o coordenador da CNODS, é fundamental promover um grande diálogo social envolvendo sociedade civil, prefeitas e prefeitos para pautar a sustentabilidade dentro dos orçamentos municipais. A outra prioridade que foi aprovada na reunião é a disseminação por meio de campanhas, de educação ambiental e mobilização em torno desse conceito de sustentabilidade. “Vamos traduzir como os 18 objetivos sustentáveis influenciam a vida das pessoas. E uma inovação brasileira, anunciada pelo presidente Lula na reunião da ONU, que é o ODS 18, que não existe no mundo e fala sobre a promoção do combate à desigualdade étnico racial. Vamos cravar para o mundo como se constrói a ponte entre combate ao racismo estrutural e a sustentabilidade” ressaltou Sérgio Godoy.