A Agenda 2030
A Agenda 2030 é um compromisso global construído pelos 193 Estados-membro da ONU expresso na Resolução 70 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de setembro de 2015, intitulada “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
Estabelece um horizonte de possibilidades para a transformação do modelo de desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental, considerando o contexto e as prioridades dos países e localidades.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são parte da Agenda 2030, e expressam a partir de metas e indicadores caminhos para a construção de um modelo de desenvolvimento que seja mais sustentável e inclusivo.
Os 17 ODS estão focados na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na conservação e proteção do planeta, visando promover prosperidade e fomentar parcerias para se alcançar a paz no mundo.
Sobre o documento oficial das Nações Unidas Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável
Desafios para implementação dos ODS
O processo de fazer chegar os ODS nos diferentes territórios brasileiros, nas diferentes regiões do país, considerando as demandas e experiências locais, é chamado de Territorialização dos ODS, ou seja, um processo de adaptação e reinterpretação dos objetivos globais a partir das realidades locais.
A Comissão Nacional para os ODS é uma iniciativa do governo brasileiro, em parceria com a sociedade civil organizada, setor privado e governos subnacionais, para trilhar o caminho para um desenvolvimento mais sustentável e alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030.
A CNODS faz parte da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República. Foi instituída como parte do esforço do governo federal de fortalecer a capacidade de implementação dos ODS no Brasil a partir de uma perspectiva da participação social e coordenação dos diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal).
Entre suas principais ações estão:
▪ Governança da Agenda 2030 no Brasil.
▪ Promoção da adaptação dos ODS à realidade brasileira.
▪ Articulação para a territorialização dos ODS para diferentes locais.
▪ Apoio ao monitoramento da Agenda 2030.
▪ Difusão dos ODS para um público diverso.
▪ Fomento do engajamento e participação social na Agenda 2030.
▪ Apoio a inserção internacional do Brasil pela Agenda 2030.
▪ Promoção do debate sobre financiamento para os ODS.
Fontes Confiáveis de Informação sobre a Agenda 2030 e os ODS no Brasil
https://www.ipea.gov.br/ods/publicacoes.html
Sobre os indicadores brasileiros para os 17 ODS, visitem a página do IBGE.
https://odsbrasil.gov.br/
Sobre experiências nacionais e subnacionais de políticas públicas com os ODS visitem a exposição virtual da ENAP.
https://exposicao.enap.gov.br/exhibits/show/ods-brasil
Sobre como as Nações Unidas apoiam os ODS no Brasil.
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Sobre o Relatório Luz produzido pela sociedade civil sobre o estágio de implementação da Agenda 2030 no Brasil visitem a página do GT Agenda 2030
https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/
Sobre as principais iniciativas do setor privado, ver as ações do Pacto Global.
https://www.pactoglobal.org.br/no-brasil