Notícias
MIGRAÇÃO
Quantos brasileiros vivem no exterior
Novo modelo do Passaporte Brasileiro (Foto: Polícia Federal)
Dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontam que cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. As informações são referentes ao ano de 2022 e fazem parte do documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, elaborado pelo Itamaraty em 2023 a partir de seus 196 postos no exterior, entre embaixadas com serviços consulares, consulados-gerais, consulados e vice-consulados.
Peças de desinformação estão repercutindo uma saída recorde de brasileiros para o exterior que não possui evidência alguma. De acordo com o último levantamento do MRE, 194.480 brasileiros emigraram do país entre 2021 e 2022, uma alta de 4% na taxa de emigração, similar ao período anterior entre 2021 e 2020.
A maior saída de nacionais do país, de acordo com a série histórica dos levantamentos do MRE, foi entre 2012 e 2013, quando 902.487 brasileiros passaram a viver no exterior. Entre 2010 e 2012, a taxa de emigração apresentou sua maior baixa com uma queda de 39%.
O número atual de brasileiros vivendo no exterior supera a população da Paraíba (13º maior estado do país). Os principais destinos deles são a América do Norte (2.078.170 de brasileiros), a Europa (1.490.745) e a América do Sul (646.730). Os países que mais recebem brasileiros são os EUA (1,9 milhão), Portugal (360 mil) e Paraguai (254 mil).
Os consulados no exterior oferecem uma ampla variedade de serviços aos brasileiros. Atuam como emissores de documentos com fé pública em território nacional, como registros civis, procurações, declarações e atestados. Emitem passaportes e outros documentos de viagem para brasileiros, e vistos para estrangeiros. Servem como pontos de atendimento da Justiça Eleitoral e do Alistamento Militar. Somente em 2022, foram produzidos cerca de 450 mil serviços consulares.
Igualmente importante, a rede consular brasileira no exterior presta auxílio a nossos cidadãos residentes fora do país e aos milhões de turistas brasileiros que viajam ao exterior em diversas situações emergenciais, como desvalimentos, prisões, hospitalizações, falecimentos, disputas de guarda de menores, violência de gênero e tráfico de pessoas. Em 2022, as repartições consulares brasileiras atenderam cerca de 115 mil casos de brasileiros necessitando de assistência no exterior. Em todas essas situações, os servidores do MRE procuram pautar sua atuação pelo objetivo precípuo de assegurar acolhimento, bem-estar e segurança a qualquer cidadão brasileiro, independente de gênero, raça ou situação migratória.