Notícias
FGTS
Governo Federal não liberou saque geral do FGTS
Saque do FGTS é liberado em casos previstos por lei (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
É falso que o governo tenha liberado o saque geral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As postagens que divulgam esse falso anúncio levam a uma página falsa com um chat bot que simula atendimento e pergunta por dados das pessoas.
Para acessar seu FGTS, basta fazê-lo por meio do app FGTS ou pelos sistemas digitais de atendimento (internet banking e aplicativo) da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do fundo. Em caso de mais dúvidas, as agências da Caixa e o site do FGTS também podem ajudar com informações úteis.
Os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço só podem serem feitos segundo algumas condições: demissão sem justa causa; saque-aniversário no mês celebrado pelo portador da conta; aposentadoria; no falecimento do trabalhador, seus familiares podem sacar os valores; para financiamento de moradia própria, seja para constituir uma entrada ou pagar parcelas atrasadas; doenças graves; no caso de pessoas atingidas por desastres naturais, dentre outras descritas no artigo 20 da Lei nº 8.036/1990, que trata sobre o fundo.
Assim como na vida real, os golpistas também enganam as pessoas nos ambientes virtuais a partir de premissas falsas e se valem da boa fé das pessoas e até do desespero para levarem vantagem sobre elas. É a partir desse método ardiloso que criminosos simulam sites oficiais do Governo Federal para conquistarem a atenção e confiança de suas vítimas. O Brasil Contra Fake já produziu um conteúdo explicativo de como se proteger dessas ameaças e se atentar a detalhes que revelam quando se está diante de uma falsificação de páginas de órgãos do Governo Federal.