Notícias
ECONOMIA
Poupança dos brasileiros não será usada para financiar outros países
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
É falsa a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai confiscar a poupança dos brasileiros para financiar países da América do Sul, como estão divulgando alguns perfis nas redes sociais. A fake news distorce e tira de contexto uma fala do presidente Lula no encontro de cúpula com os presidentes da América do Sul, realizado na terça-feira (30).
A declaração feita pelo presidente foi a seguinte: "Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES".
Consultado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), o Ministério da Fazenda reforçou que a proposta apresentada pelo presidente Lula não trata da caderneta de poupança dos brasileiros. A palavra “poupança” foi usada, portanto, para se referir a uma reserva financeira comum entre os países do continente sul-americano, reunindo os bancos de desenvolvimento.
Os bancos citados são a CAF (Corporación Andina de Fomento), com sede na Venezuela; o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), na Bolívia; o Banco do Sul, também com sede na Venezuela; e o brasileiro BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).