Notícias
Redes sociais
É falso que governo vai monitorar telefonemas, WhatsApp e redes sociais “a partir de amanhã”
De acordo com apuração do site de checagem de notícias Lupa é falsa a mensagem que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, com um texto dizendo que, “a partir de amanhã”, sem deixar claro qual é a data, entrariam em vigor novas regras de comunicação no país.
A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhuma regra entrará em vigor com o objetivo de permitir que o governo monitore telefonemas, conversas e publicações em redes sociais. Tampouco há uma nova norma que proíbe conversas sobre política ou religião nessas plataformas. Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública esclareceu que o conteúdo é enganoso e não tem origem em nenhuma medida oficial.
A pesquisa pelos termos: “regras de comunicação”, “monitoramento” e “monitorar” em mecanismos de busca como Google, Bing e DuckDuckGo não retornou notícias que confirmassem a história. Também não há nenhuma medida relacionada ao tema ao procurar pelas mesmas palavras-chave no Diário Oficial da União, no site da Câmara dos Deputados e na página do Senado Federal.
Para acessar a apuração completa do site Lupa acesse aqui .