O Grupo de Trabalho, formalizado pela portaria Secom/PR nº 13/2023, tem como objetivo principal elaborar o Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes. Este Guia fornecerá análises e recomendações baseadas em evidências científicas e melhores práticas internacionais, abordando os riscos e oportunidades que o uso de tecnologias digitais representa às crianças e adolescentes. Através deste esforço conjunto, pretende-se mitigar problemas como distúrbios de atenção, atrasos no desenvolvimento cognitivo e emocional, entre outros, além de explorar os benefícios educativos e de entretenimento proporcionados pelas novas mídias.
Para fomentar o diálogo sobre o uso de telas por crianças e adolescentes, a Secretaria-Executiva, com base nas contribuições do Grupo de Trabalho, organizou a presente biblioteca com artigos e publicações, tanto nacionais quanto internacionais, sobre o uso de telas por crianças e adolescentes. Esta biblioteca reúne estudos detalhados sobre os impactos negativos do uso inadequado de dispositivos eletrônicos, incluindo problemas de saúde mental, riscos de exposição a conteúdos impróprios e questões relacionadas à privacidade e ao uso de dados pessoais infantis. Além disso, são abordados temas como design apropriado e os mecanismos de proteção necessários para um ambiente digital mais seguro.
A biblioteca também destaca publicações que promovem o uso positivo das tecnologias digitais, incentivando o desenvolvimento e a educação das crianças e adolescentes. Com a curadoria de artigos científicos, relatórios e resenhas críticas, o objetivo é oferecer um recurso abrangente para pais, educadores e responsáveis. A biblioteca será uma ferramenta essencial para a disseminação de informações e melhores práticas, contribuindo para o processo de elaboração do Guia de Uso Consciente de Telas e Dispositivo Digitais por Crianças e Adolescentes.
Saúde de crianças e adolescentes na era digital
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria em língua portuguesa com orientações para pediatras, educadores, pais, bem como, crianças e adolescentes
#MenosTelas #MaisSaúde
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria apontando problemas médicos e alertas de saúde associados ao uso de telas (atualizado em ago.24)
Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria com evidências científicas sobre o uso de telas por crianças
Benefícios da tecnologia para todas as crianças e adolescentes: mais aptidão, mais saúde
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria é uma atualização sobre as facilidades do mundo digital, especialmente para crianças e adolescentes com riscos para o desenvolvimento pleno ou que necessitam da tecnologia para acesso à inclusão e à saúde em todos os setores da sociedade
Social Media and Youth Mental Health
Parecer do Surgeon General dos Estados Unidos em língua inglesa que chama a atenção para as crescentes preocupações sobre os efeitos das mídias sociais na saúde mental dos jovens
Child rights by design: guidance for innovators of digital products and services used by children
Publicação da 5Rights Foundation sobre proteção de direito por padrão e desenvolvimento de produtos e serviços utilizados por crianças
Technology in education: a tool on whose terms?
Publicação em inglês da Unesco sobre usos das tecnologias digitais na educação
Disrupted Childhood: the cost of persuasive design
Publicação da 5Rights Foundation sobre o impacto de design persuasivo sobre a infância
Health Advisory on Social Media Use in Adolescence
Publicação da American Psuchological Association sobre aconselhamentos em saúde para o uso de redes sociais por adolescentes
Enfants et écrans: à la recherche du temps perdu
Publicação coletiva em língua francesa sobre crianças e tempo de uso de telas
Screen Time Guidelines for Parents
Publicação da Indian Academy of Pediatrics em língua inglesa com orientações para os pais sobre o tempo de telas para crianças
Age-Appropriate Design Code Impact Assessment
Publicação do Institute of Digital Media and Child Development sobre design de produtos para crianças e adolescentes