O Grupo de Trabalho, formalizado pela portaria Secom/PR nº 13/2023, tem como objetivo principal elaborar o Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes. Este Guia fornecerá análises e recomendações baseadas em evidências científicas e melhores práticas internacionais, abordando os riscos e oportunidades que o uso de tecnologias digitais representa às crianças e adolescentes. Através deste esforço conjunto, pretende-se mitigar problemas como distúrbios de atenção, atrasos no desenvolvimento cognitivo e emocional, entre outros, além de explorar os benefícios educativos e de entretenimento proporcionados pelas novas mídias.
Para fomentar o diálogo sobre o uso de telas por crianças e adolescentes, a Secretaria-Executiva, com base nas contribuições do Grupo de Trabalho, organizou a presente biblioteca com artigos e publicações, tanto nacionais quanto internacionais, sobre o uso de telas por crianças e adolescentes. Esta biblioteca reúne estudos detalhados sobre os impactos negativos do uso inadequado de dispositivos eletrônicos, incluindo problemas de saúde mental, riscos de exposição a conteúdos impróprios e questões relacionadas à privacidade e ao uso de dados pessoais infantis. Além disso, são abordados temas como design apropriado e os mecanismos de proteção necessários para um ambiente digital mais seguro.
A biblioteca também destaca publicações que promovem o uso positivo das tecnologias digitais, incentivando o desenvolvimento e a educação das crianças e adolescentes. Com a curadoria de artigos científicos, relatórios e resenhas críticas, o objetivo é oferecer um recurso abrangente para pais, educadores e responsáveis. A biblioteca será uma ferramenta essencial para a disseminação de informações e melhores práticas, contribuindo para o processo de elaboração do Guia de Uso Consciente de Telas e Dispositivo Digitais por Crianças e Adolescentes.
![Saúde de crianças e adolescentes na era digital](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/cadf93ac-1a86-43c3-9e77-66610e60cc21/@@images/0fd69a3f-779b-446b-9530-827323f929a4.jpeg)
Saúde de crianças e adolescentes na era digital
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria em língua portuguesa com orientações para pediatras, educadores, pais, bem como, crianças e adolescentes
![#MenosTelas #MaisSaúde](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/d4e6e5a6-aa46-4aae-8c69-f40d76423de5/@@images/8a99c224-cf04-4dd6-9306-822be37df0c9.jpeg)
#MenosTelas #MaisSaúde
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria apontando problemas médicos e alertas de saúde associados ao uso de telas
![Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/ca3cc21c-6701-449a-85c3-b3e1dea2f211/@@images/92a9c02f-cd51-423b-a8dc-250b69a1498a.jpeg)
Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria com evidências científicas sobre o uso de telas por crianças
![Benefícios da tecnologia para todas as crianças e adolescentes: mais aptidão, mais saúde](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/c416bafa-7b09-44cf-8d4d-1ab7d6589654/@@images/44cb464e-d9f1-4e12-8681-cfb0f7298ee7.jpeg)
Benefícios da tecnologia para todas as crianças e adolescentes: mais aptidão, mais saúde
Publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria é uma atualização sobre as facilidades do mundo digital, especialmente para crianças e adolescentes com riscos para o desenvolvimento pleno ou que necessitam da tecnologia para acesso à inclusão e à saúde em todos os setores da sociedade
![Social Media and Youth Mental Health](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/a9c6cfd5-5da6-47f0-94a3-44c353016f3e/@@images/f476d994-3bde-4e73-b749-83f8d198c9fb.jpeg)
Social Media and Youth Mental Health
Parecer do Surgeon General dos Estados Unidos em língua inglesa que chama a atenção para as crescentes preocupações sobre os efeitos das mídias sociais na saúde mental dos jovens
![Child rights by design: guidance for innovators of digital products and services used by children](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/d281417e-d447-4367-b192-f5c760c2a579/@@images/93533f6e-80b5-40e9-ad13-5ace00e10b84.jpeg)
Child rights by design: guidance for innovators of digital products and services used by children
Publicação da 5Rights Foundation sobre proteção de direito por padrão e desenvolvimento de produtos e serviços utilizados por crianças
![Technology in education: a tool on whose terms?](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/ab59804c-f02c-4243-97f9-f07e114be3d4/@@images/a73c27ab-2355-461e-ab85-89de9d1d5413.jpeg)
Technology in education: a tool on whose terms?
Publicação em inglês da Unesco sobre usos das tecnologias digitais na educação
![Disrupted Childhood: the cost of persuasive design](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/bdd20339-b14a-4f99-853a-56739200f476/@@images/36f9c134-5cca-40a7-956b-532544065bf7.jpeg)
Disrupted Childhood: the cost of persuasive design
Publicação da 5Rights Foundation sobre o impacto de design persuasivo sobre a infância
![Health Advisory on Social Media Use in Adolescence](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/da197a1a-9caf-405e-827b-ccd524feb7bf/@@images/c8c26efa-6ec0-42b2-a68c-f1ecf6205e79.jpeg)
Health Advisory on Social Media Use in Adolescence
Publicação da American Psuchological Association sobre aconselhamentos em saúde para o uso de redes sociais por adolescentes
![Enfants et écrans: à la recherche du temps perdu](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/c7c15d66-ccc1-4730-8630-9c58b1075477/@@images/760828e8-e895-467a-ab6e-5223f7dd5faa.jpeg)
Enfants et écrans: à la recherche du temps perdu
Publicação coletiva em língua francesa sobre crianças e tempo de uso de telas
![Screen Time Guidelines for Parents](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/f2edab81-69d1-4b94-b244-f1564460af02/@@images/e01559d5-9a15-4b7e-bfa6-743d34c368cb.jpeg)
Screen Time Guidelines for Parents
Publicação da Indian Academy of Pediatrics em língua inglesa com orientações para os pais sobre o tempo de telas para crianças
![Age-Appropriate Design Code Impact Assessment](https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes/biblioteca-1/@@govbr.institucional.tile.nitf/dce6cfbb-51b8-4125-995d-1555a5f34f30/@@images/48454fb9-d7be-46a2-a85a-4928249ddad7.jpeg)
Age-Appropriate Design Code Impact Assessment
Publicação do Institute of Digital Media and Child Development sobre design de produtos para crianças e adolescentes