Notícias
INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO
Encontro reúne dezenas de instituições de ensino superior interessadas em integrar a Rede de Integridade da Informação
A Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) realizou nesta sexta feira (26/8), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), reunião virtual apresentando os parâmetros e diretrizes da Rede de Integridade da Informação, iniciativa inédita no âmbito acadêmico que pretende reunir Governo Federal, instituições de ensino superior, professores e estudantes universitários em torno de temas como combate à desinformação e promoção da educação midiática.
Previsto no Lote I do Programa de Educação Tutorial (PET) - tradicional ação de iniciação científica desenvolvida por estudantes de graduação sob a orientação de docentes -, a Rede será constituída por 10 projetos que serão selecionados em edital lançado pelo MEC.
O encontro virtual realizado nesta sexta-feira reuniu cerca de 200 profissionais da academia - entre professores, técnicos administrativos e comunicadores de instituições de ensino superior, revelando grande interesse pelo tema. Moderado por Fábio Meirelles, diretor de Direitos na Rede e Educação Midiática, a reunião contou com a participação das diretoras Ana Lúcia Pereira, responsável pelo Departamento de Políticas e Programas de Educação Superior da SESU/MEC, e Samara Castro, responsável pelo Departamento de Liberdade de Expressão da Secretaria de Políticas Digitais da SECOM/PR.
O PET é um programa de iniciação científica de caráter interdisciplinar que busca a formação integral de estudantes de graduação. Os grupos PET desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob a orientação de um docente tutor. "Com o novo eixo temático proposto pela SECOM/PR, o PET se consolida como um espaço privilegiado para a discussão de temas contemporâneos e urgentes. A Rede que está sendo constituída contribuirá de forma decisiva no enfrentamento às narrativas desinformativas e na promoção da educação midiática", afirmou Samara Castro, diretora de Liberdade de Expressão da SECOM.
SERVIÇO - As Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em participar do edital devem inscrever suas propostas no Portal de Serviços do Governo Federal até dia 15 de agosto.