Notícias
CHUVAS
Operação Taquari II: Forças Armadas realizam quase 15 mil atendimentos médicos após enchentes em RS
Fotos: Divulgação Forças Armadas
Desde o início da Operação Taquari II, há pouco mais de 30 dias, 14.964 atendimentos médicos foram efetuados, demonstrando o compromisso e a eficiência das Forças Armadas em responder a situações de crise e apoiar o sistema de saúde local do Rio Grande do Sul, após uma das maiores enchentes já registradas na história do estado. Com a montagem de nove Hospitais de Campanha (Hcamp), distribuídos entre o Exército, a Marinha e a Força Aérea Brasileira, 220 leitos foram disponibilizados para atender as necessidades médicas emergenciais da população.
Os Hospitais estão instalados em Estrela, Eldorado do Sul, Rio Grande, São Leopoldo, Canoas, Porto Alegre e Guaíba. Eles têm desempenhado um papel fundamental no atendimento à população afetada, oferecendo serviços médicos emergenciais, como atendimentos de urgência e emergência, cirurgias, pediatria, odontologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, além de suporte psicológico. As estruturas hospitalares contam com os profissionais militares de saúde, que se dedicam a prestar o atendimento às vítimas das enchentes, contribuindo para aliviar a pressão sobre os hospitais locais.
Tayllor Zenger, paciente do Hcamp da Força Aérea em Canoas (RS), precisou de atendimento médico de emergência e foi prontamente assistido. “É reconfortante saber que as Forças Armadas estão ao nosso lado, nos ajudando e buscando o bem-estar da população. Cheguei aqui e fui bem recebido; o médico explicou todo o procedimento realizado”, destacou Zenger.
Na Operação Taquari II, equipes de socorro têm sido mobilizadas para auxiliar em evacuações médicas. Recentemente, uma bebê com apenas 5 dias de vida foi transportada pelas Forças Armadas dentro de uma incubadora chamada “Babypod”, que utiliza a mesma tecnologia de proteção dos pilotos de Fórmula 1. Essa operação foi realizada em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS), e a criança foi encaminhada para atendimento em uma unidade de saúde em São Leopoldo (RS).
Sob coordenação do Ministério da Defesa, a operação já envolveu 18 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na força-tarefa do Governo Federal para apoiar a região. Os esforços para restabelecer a infraestrutura básica do estado, inclui a instalação de 12 pontos de travessia; limpeza de 58 escolas e 9 unidades de saúde. Até o momento, já foram resgatadas cerca de 71 mil pessoas e 10,5 mil animais, por via aérea, fluvial e terrestre.