Notícias
ENEM DOS CONCURSOS
Prazo para pagamento de inscrição termina nesta sexta-feira (16)
Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. A prova está marcada para 5 de maio e será aplicada em 220 cidades - Foto: Banco Freepik / Verazinha
Para garantir a participação no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), os inscritos devem efetuar até esta sexta-feira, 16 de fevereiro, o pagamento da taxa de inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor pode ser pago no banco ou via PIX, com o respectivo QR Code.
Em todo o país, mais de 2,65 milhões de pessoas iniciaram o processo de inscrição. Entretanto, cerca de 1 milhão ainda não realizou o pagamento da GRU. As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio.
Confira a situação no seu estado
A prova está marcada para 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, em todas as Unidades da Federação. Haverá questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais.
"Queremos construir um serviço público com a cara do Brasil. Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação", pontuou a ministra da Gestão, Esther Dweck, ao celebrar o número expressivo de interessados no concurso.
Ministra Esther Dweck falou sobre o CPNU no programa A Voz do Brasil
RANKING ESTADUAL — Os estados de São Paulo (288.123 mil inscritos) e Rio de Janeiro (274.160 mil) , além do Distrito Federal (261.591 mil), foram as localidades com maior número de inscrições no CNPU. Em contrapartida, os estados com o menor número de inscrições foram Acre (22.861 mil), Roraima (22.947 mil) e Tocantins (29.991 mil).
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES — Popularmente chamado de “Enem dos concursos”, o Concurso Público Nacional Unificado foi criado com o objetivo de promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos e padronizar procedimentos na aplicação das provas.
A iniciativa pretende aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público, bem como zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
RESULTADOS — A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
FUTUROS CONCURSOS — Em outra ocasião, Esther Dweck pontuou que irá autorizar, ao longo da gestão, novos concursos para outros órgãos que não foram contemplados no CPNU. "Nessa primeira leva, a gente foi tentando priorizar áreas que estavam muito desfalcadas e que não tinham tido um concurso no período mais recente”, argumentou a ministra.
“A nossa ideia é que a gente consiga fazer um novo concurso unificado, juntando outras áreas. Então, teremos novamente, se tudo der certo, esse concurso unificado e a nossa expectativa é que seja de dois em dois anos", completou.
Acesse a página oficial do CPNU para saber mais