Notícias
EDUCAÇÃO
Estudantes já podem acessar resultado do Enem 2023
O presidente do Inep, Manuel Palacios, e o ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva para divulgar os resultados do Enem 2023 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir seu desempenho nas provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. O acesso às notas, liberado nesta terça-feira, 16 de janeiro, deverá ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Já as notas daqueles que realizaram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, serão divulgadas somente em março.
O Enem 2023 registrou mais de 4 milhões de inscritos e 2,73 milhões de participantes, o que gerou índice de participação de 68%. “Tivemos quase 500 mil inscritos no Enem de 2023 a mais que em 2022”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do exame. Em relação ao número de participantes, foram 340 mil a mais na última edição.
O número de inscrições do Enem 2023 em relação às matrículas de ensino médio na rede pública aumentou quase 10% na comparação com o ano anterior. Quanto à participação de concluintes do ensino médio no exame, o crescimento foi de quase 9%. Contudo, o ministro pontuou que tais avanços ainda são baixos diante do potencial de acesso à prova.
O MEC e o Inep vêm atuando conjuntamente para ampliar a participação dos jovens no exame. “Isso repercute no aumento dos participantes da última edição. Estamos começando um movimento de subida novamente”, disse o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda.
O ministro demonstrou preocupação com o fato de que apenas metade dos jovens brasileiros concluintes do ensino médio realizaram a prova do Enem no ano passado. “Nós temos um total de matrículas públicas e privadas em torno de 2,083 milhões que estão concluindo o ensino médio no ano de 2023, e se inscreveram apenas 1,4 milhão. Então, tivemos mais de 600 mil jovens que não se inscreveram. Desses, participaram apenas 50% dos que estão concluindo o ensino médio”, comentou.
Por outro lado, o índice de participação dos estudantes da rede pública no exame subiu de 38,1% (766,9 mil) na edição de 2022 para 46,7% (837,6 mil) na de 2023.
MEDIDAS — Camilo Santana citou medidas que o Ministério da Educação (MEC) vai adotar para aumentar a participação no Enem. A primeira delas é articular com as redes de ensino para identificar as razões da discrepância de participação entre os estados brasileiros no Enem e promover ações para melhoria dos índices.
Outra medida será a realização de uma pesquisa pelo Inep voltada aos alunos concluintes que se inscreveram no Enem 2023 para identificar os motivos de uma parcela não se inscrever no exame e outra, de inscritos, não fazer a prova. “Esta é uma outra ação importante que nós vamos travar nas próximas semanas, para até março ter o resultado”, disse o ministro.
Na coletiva, o presidente do Inep, Manuel Palacios, assumiu o compromisso de realizar a pesquisa. Ele anunciou que o Inep vai enviar um e-mail para todos os inscritos para saber como os concluintes estão percebendo as oportunidades e dificuldades de acesso ao exame.
“Para 2024, a nossa expectativa é ampliar ainda mais a participação, em especial daqueles que estão concluindo o ensino médio. Vamos trabalhar desde março para fazer uma campanha em favor da ampliação da participação de todos os concluintes no Enem”, afirmou o presidente do Inep.
REDAÇÃO — A edição de 2023 do exame apresentou elevação no número de redações com nota mil no Brasil. Foram 60 na última edição, contra 18 redações com nota máxima em 2022. O espelho das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.
PROUNI — Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do MEC.
O ministro Camilo Santana anunciou que o edital do ProUni será publicado amanhã (17), com novas regras. A consulta de bolsas do programa estará disponível a partir desta sexta-feira (19). As inscrições começam em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira para o dia 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês.
O MEC também vem trabalhando para detectar potenciais mudanças para que mais jovens se inscrevam no ProUni. No ano passado, foram disponibilizadas mais de 290 mil vagas de bolsas do programa, mas apenas 170 mil foram ocupadas.
SISU — O processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai disponibilizar mais de 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior no país. O período para se inscrever no Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A inscrição é gratuita, e podem realizá-la todos os estudantes que participaram do Enem 2023 que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e não tenham participado na condição de treineiro. O resultado da chamada única será divulgado ainda em janeiro, no dia 30.