Notícias
POLÍTICAS DIGITAIS
Lançamento da Estratégia de Educação Midiática quer promover ambiente digital mais plural e seguro
Organizada pela SECOM da Presidência em parceria com o MEC e cooperação da Unesco Brasil, a Semana Brasileira de Educação Midiática segue até o dia 27 de outubro - Foto: Vitor Vasconcelos
Nesta segunda-feira, 23 de outubro, durante a abertura da 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, o secretário de Políticas Digitais, João Brant, anunciou o lançamento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM).
A educação midiática é essencial para a promoção de um ambiente digital plural e ao mesmo tempo seguro, que nos permita enfrentar ataques aos direitos humanos e promover a democracia”
João Brant, secretário de Políticas Digitais da SECOM da Presidência
O texto será publicado no portal da Secom, ainda nesta semana, e define os rumos da política de educação midiática. “É um processo construído a partir da consulta pública que realizamos no primeiro semestre e que reuniu mais de 400 contribuições”, destacou Brant. O secretário reforçou ainda a importância do tema em meio aos desafios digitais contemporâneos: “A educação midiática é essencial para a promoção de um ambiente digital plural e ao mesmo tempo seguro, que nos permita enfrentar ataques aos direitos humanos e promover a democracia”.
Inédita, a Semana é organizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e cooperação da UNESCO Brasil, e segue até o dia 27 de outubro. O evento mobiliza organizações e escolas com o objetivo de promover a temática em todo o Brasil. Com mais de 300 iniciativas inscritas, programadas para acontecer em 21 estados com um público potencial de 43 mil pessoas, a Semana ocorre simultaneamente ao evento global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (a Media and Information Literacy Week - MIL Week 2023), fortalecendo a conexão do Brasil com o debate internacional sobre o tema.
Na página especial sobre a I Semana Brasileira de Educação Midiática estão disponíveis a programação completa do evento nacional e quais estados estão realizando atividades, com detalhes de cada iniciativa. Acesse a página neste link: www.gov.br/secom/pt-br/educacaomidiatica
RESPONSABILIDADE — A diretora de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do MEC, Anita Stefani, ressaltou a importância da formação de professores no processo de desenvolvimento da Educação Midiática. “Muitos professores têm um pouco de receio de usar a tecnologia, por acreditarem que os alunos sabem mais do que eles. Mas a gente precisa fortalecer os professores para usar tecnologia de forma positiva. ”, argumentou.
Ainda estavam presentes no evento de abertura representantes da UNESCO do Brasil e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
PÚBLICO — A Secretaria de Comunicação mobilizou, junto ao MEC, escolas, organizações da sociedade civil, coletivos, centros acadêmicos, ativistas e educomunicadores de todo o país a participar da I Semana, cadastrando atividades como aulas, oficinas e rodas de conversa na página especial lançada no fim de setembro.
O QUE É — A primeira edição do evento promove a Educação Midiática em todo o território nacional como parte fundamental da educação para a democracia. A Semana é parte do processo de formulação da Estrategia Brasileira de Educação Midiática BEM — um compromisso do governo em consolidar o campo da Educação Midiática como política pública de estado, reconhecendo que o exercício da cidadania hoje em dia passa pela construção de um ambiente digital mais seguro.
Ainda nesta segunda-feira, logo após a abertura, foram realizadas duas mesas temáticas, sobre “Educação Midiática na Promoção da Democracia” e “Desafios e Perspectivas na implementação de Políticas Públicas de Educação Midiática”.
A partir desta terça-feira, sempre às 10 horas, serão transmitidos ao vivo os webinário sobre “Boas práticas em Educação Midiática no Brasil” (dia 24), “Emancipação no mundo digital: desafios e interfaces da educação midiática, educomunicação e educação popular” (dia 25) e “Perspectivas Internacionais em Educação Midiática” (dia 26). Todas as transmissões serão realizadas pelo canal da Secom no YouTube.