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PARTICIPAÇÃO
Consulta pública sobre educação midiática recebe 418 contribuições
Consulta pública foi realizada entre os dias 19 de maio e 30 de junho de 2023
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulga o relatório da consulta pública sobre educação midiática , realizada entre os meses de maio e junho deste ano, materializando uma efetiva participação e o engajamento crítico por parte da sociedade civil: a proposta recebeu 418 contribuições, através da plataforma Participa + Brasil
Além de constituir o relatório, as contribuições da consulta pública também serão consideradas na elaboração de versão atualizada do planejamento de ações para a promoção da educação midiática no país, consolidando a Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que será apresentada pela Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) ainda neste segundo semestre.
Das 418 contribuições, apresentadas por 99 participantes, 98,8% foram admitidas, sendo excluídos somente os comentários sem pertinência temática. Os participantes apresentaram sugestões e críticas à Política de Educação Midiática proposta pela pasta. As contribuições recebidas foram sintetizadas e organizadas em seis macro temas principais: transversalidade de atores; transversalidade de temas; formação; acesso e inclusão; alinhamento de eixos conceituais; e compromissos e garantias.
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PAUTA FUNDAMENTAL E PRIORITÁRIA — A análise dos aportes recebidos evidenciou o reconhecimento da educação midiática como uma pauta fundamental e prioritária entre as políticas públicas estratégicas do Governo Federal.
A nuvem de palavras destacadas das contribuições sugere a importância de abordar na política pública temas como ética digital, alfabetização midiática e o papel das tecnologias no processo de formação e aprendizagem, para que as pessoas estejam mais preparadas para navegar em um cenário midiático complexo e em constante transformação.
Grande parte das contribuições enfatizou a necessidade de promover e ampliar a formação de pessoas educadoras, o que reforça a importância de um enfoque interdisciplinar, ao mesmo tempo que sinaliza ser fundamental desenvolver ações com escala e capilaridade.
O diagnóstico dos aportes à consulta pública indica ainda que uma política sobre educação midiática precisa ser abrangente, inclusiva e integrada, contribuindo para que as pessoas possam lidar de forma crítica e ética com a imensa quantidade de informações disponíveis na era digital.
A implementação das políticas públicas em Educação Midiática será concretizada em parceria com a sociedade civil e com outros órgãos públicos, em especial o Ministério da Educação (MEC).