Notícias
IGUALDADE RACIAL
Ministra representa Brasil em Fórum de Afrodescendentes da ONU
A ministra Anielle Franco tem uma longa agenda de reuniões bilaterais nos Estados Unidos. Foto: Noelia Gordon / OEI.
A Ministra Anielle Franco desembarca nos Estados Unidos na segunda-feira, 29/5, para uma série de agendas de fortalecimento da pasta da igualdade racial no âmbito internacional e para buscar investimentos em políticas públicas voltadas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.
É fundamental a presença do Governo neste Fórum. Vamos com estratégias alinhadas com organizações e movimentos negros brasileiros, de estender por mais 10 anos a Década Internacional de Afrodescendentes, além de colocar candidatura por uma cadeira permanente no próximo círculo eleitoral do Fórum e para o Brasil receber a edição do ano que vem"
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial
Em Nova Iorque, a ministra representa o Brasil no segundo Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, que será entre 30 de maio e 2 de junho. Anielle estará na mesa de abertura na terça (30/5). O Ministério da Igualdade Racial lidera a comitiva brasileira de organizações e movimentos que atuam na defesa dos direitos humanos de pessoas negras que participarão do evento.
O Fórum Permanente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como parte das ações da Década Internacional de Afrodescendentes, e é composto por 10 especialistas de diversos países.
O Brasil é o único país presente no Fórum com a representação de um ministério com foco em políticas voltadas para a população negra. Um dos principais temas deste Fórum tem sido sobre promoção, proteção e respeito aos direitos humanos de pessoas afrodescendentes; inclusão política, econômica e social; e avaliação de boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas relacionadas à Declaração e Programa de Ação de Durban, que trata do enfrentamento a todas as formas de discriminação racial.
"Nesta semana, vimos casos internacionais de racismo contra brasileiros, como o do Vini Jr, e como o Brasil respondeu prontamente e de forma inédita. É fundamental a presença do Governo neste Fórum. Vamos com estratégias e metas alinhadas com organizações e movimentos negros brasileiros, de estender por mais 10 anos a Década Internacional de Afrodescendentes, para que possamos desenvolver resultados mais eficazes. Além de colocar candidaturas por uma cadeira permanente no próximo círculo eleitoral do Fórum e para o Brasil receber, aqui no país, a próxima edição no ano que vem, afirma Anielle.
BILATERAIS - A ministra também fará reuniões bilaterais com representantes de Colômbia, México e Canadá. No âmbito da ONU, Anielle se reunirá com Alice Nderitu, Subsecretária de Prevenção ao Genocídio; com Epsy Campbell, primeira mulher negra a ser vice-presidente da Costa Rica e atual presidente do Fórum Permanente das Nações Unidas; e com Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos Estados Unidos na ONU.
POLÍTICAS - Ainda em Nova Iorque, Anielle Franco participará de eventos paralelos do Fórum. A ministra apresentará políticas nacionais e internacionais do Ministério no seminário “Justice in Brazil” na Universidade de Columbia, com o jornalista Thiago Amparo, e discutirá mecanismos políticos de fortalecimento da igualdade racial no evento “Estratégias de enfrentamento do racismo global”.
WASHINGTON - No dia 1 de junho, Anielle chega a Washington para agendas de financiamento em políticas de igualdade racial com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O intuito é levantar investimentos ações do Governo brasileiro voltado para pessoas negras em áreas como educação, da segurança alimentar, saúde e esporte.
A ministra também fará uma visita à Universidade Howard, uma das principais instituições negras dos Estados Unidos, para discutir parcerias no âmbito da educação, da pesquisa e produção de dados. Na semana passada, o presidente da Howard, Dr. Wayne Frederick, visitou o Vale do Dendê, em Salvador, na Bahia, para fortalecer parcerias.