Notícias
COMUNICAÇÃO
EBC firma acordo para trocar conteúdo com empresas públicas da Argentina
Iniciativa amplia oferta de informação de qualidade e combate notícias falsas - Foto: Lucas Leffa (Secom/PR)
Brasil e Argentina firmaram parceria, por intermédio das empresas públicas de comunicação dos dois países, para o compartilhamento de produção em diferentes áreas, com prioridade para conteúdos jornalísticos, culturais e programação infantil. O propósito é ampliar a integração entre os países, fortalecendo a comunicação pública e a democracia. O acordo foi pactuado em encontro no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (29/5).
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, assinou protocolos de entendimento com representantes do governo argentino. Pimenta lembrou os laços fortes que ligam Brasil e Argentina, celebrou o acordo e destacou a importância das empresas públicas para a democracia. A iniciativa, de acordo com o ministro, potencializa a oferta de informação de qualidade e o combate às chamadas fake news .
Compartilhamento de produção dará prioridade a conteúdos jornalísticos - Foto: Lucas Leffa (Secom/PR)
Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, destacou o acordo como um passo importante para a integração profunda entre os dois países. A parceria vai conectar a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com as empresas de comunicação pública da Argentina.
"Essa troca de conteúdo será muito importante para a integração cultural", pontuou Jean Lima, diretor-geral da EBC, acrescentando que além da troca de conteúdo, em particular, o acordo também presume outras trocas, como capacitação profissional.
Rosario Lufrano, presidenta da RTA (TV pública da Argentina), afirmou que a integração entre empresas dos dois países abre caminho para a construção de uma narrativa que consolide a América Latina como "pátria grande". Além disso, leva ao mundo o que acontece de fato na América do Sul. "As fronteiras imaginárias não existem para a comunicação", defendeu.