Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Governo Federal aciona Força Nacional de Segurança para atuar no Rio Grande do Norte e em Mato Grosso
Em razão do cenário enfrentado pelo Rio Grande do Norte nos últimos dias, com frequentes ataques de membros de facções criminosas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ao estado 220 agentes da Força Nacional de Segurança Pública. A medida atende pedido da governadora Fátima Bezerra, que solicitou auxílio no enfrentamento dos atos de violência. O Governo Federal se colocou à disposição para enviar quantos agentes forem necessários para controlar a situação.
Desde a madrugada da última terça-feira (14), prédios públicos e estabelecimentos comerciais de ao menos 14 cidades do estado foram alvos de tiros e incêndios por criminosos que, supostamente, protestam por melhores condições nos presídios.
O efetivo atuará em ações conjuntas e coordenadas com órgãos locais e tem por objetivo, além de coibir as ações de terrorismo e vandalismo, proporcionar à população uma maior sensação de segurança e o restabelecimento da ordem pública. Em apoio, para controlar a movimentação de criminosos, a Polícia Rodoviária Federal reforçará o patrulhamento em rodovias no interior do estado.
De acordo com balanço divulgado pelo governo local, a chegada dos agentes da Força Nacional ao estado colaborou para a melhoria do cenário, resultando na queda de 60% no número de ataques contra os patrimônios público e privado. Até o momento, 43 suspeitos de participar dos ataques foram presos.
INTERVENÇÃO - O MJSP autorizou intervenção federal nas penitenciárias do estado pelo período de 30 dias, a contar de 15 de março, para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos. A operação terá apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública estaduais.
Importante ressaltar que não se trata de intervenção federal no estado, mas apenas em medida que visa amparar tecnicamente e juridicamente as atividades de cooperação integrada de apoio ao estado.
MATO GROSSO - A Força Nacional de Segurança também foi chamada para operar na repressão e prevenção ao tráfico de drogas na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, no estado de Mato Grosso. A atuação na região terá caráter episódico e planejado por 90 dias e contará com o apoio logístico das forças de seguranças locais.