Notícias
SEGURANÇA
Governo Federal implementa política de controle responsável de armas. Recadastre a sua
Recadastramento de armas de fogo
O número de armas nas mãos de civis mais do que dobrou nos últimos quatro anos. Levantamento do Instituto Sou da Paz, com base em dados colhidos por meio da Lei de Acesso à Informação, revela que em 2018 havia 1.320.582 armas em posse de civis. Ao fim de 2022, foram contabilizadas 2.965.439 armas.
Os dados atestam a urgência e necessidade da implementação de medidas para a reestruturação da política de armas no Brasil. O Governo Federal iniciou, em 1º de fevereiro, o processo de recadastramento de armas de fogo. Todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal, em até 60 dias contados a partir de 1º de fevereiro.
O primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) responsável por analisar e reavaliar a política de distribuição e flexibilização de armas à população brasileira nos últimos anos, aconteceu na sexta-feira (10), no Palácio da Justiça, e foi marcado por um amplo diálogo para avaliar os retrocessos que trouxeram grave impacto à segurança pública.
O GT também vai analisar o Decreto 11.366, de 1º de janeiro de 2023, que suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs (caçadores, colecionadores, atiradores e particulares) e restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, além de suspender as concessões de novos registros de clubes e de escolas de tiro.
O Governo Federal segue trabalhando para fortalecer uma política de controle responsável de armas.
Entre no link Recadastramento de Armas no site da Polícia Federal e recadastre sua arma.