Notícias
EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Boletim Yanomami — 22 de fevereiro de 2023
Divulgação (Secom)
Quatro equipes da Força Nacional do SUS se somam nesta quinta-feira (23) a outras oito que atuam na Casai e nos polos Surucucu, Waputha e Kataroa. Com o reforço, serão 40 profissionais em atuação no Território Yanomami.
Atendimentos Realizados
434
atendimentos
na CASAI Yanomami
(de 1.JAN a 20.FEV)
181
altas
na CASAI Yanomami
(até 20.FEV)
1.964
atendimentos
nos polos base
(até 20.FEV)
Fonte: dados do Centro de Operações de Emergências (COE) Yanomami, atualizados diariamente.
Confira todas as informações sobre a estrutura, a legislação e o trabalho coordenado do COE na página do COE Yanomami.
Assistência humanitária na região de Auaris
O Comando Operacional Conjunto Amazônia enviou, no último final de semana, uma equipe multidisciplinar até a comunidade Kululu, região de Auaris e localizado na Terra Indígema (TI) Yanomami, distante 445 quilômetros de Boa Vista (RR). O objetivo foi realizar, junto com agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai), a entrega de cestas básicas já distribuídas pelas aeronaves das Forças Armadas que atuam na Operação Yanomami. Durante o encontro, além da assistência humanitária, ocorreram atividades paralelas a fim de potencializar a assistência aos indígenas, a exemplo do atendimento médico. Hoje, já são mais de 500 militares envolvidos na operação. Até esta quarta-feira (22) foram realizados 1.478 atendimentos no Hospital de Campanha.
mais informações: Força Aérea Brasileira / Ministério da Defesa
Nova base de apoio montada em Palimiú
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro o Comando Operacional Conjunto Amazônia realizou a montagem de uma base de operações na região da Base de Proteção Etnoambiental (BAPE) Palimiú, cooperando com a Operação Yanomami 2023. A ação amplia o apoio logístico aos órgãos de segurança pública, uma vez que permite melhores condições de instalação aos agentes que atuam na proteção aos povos indígenas no local e na erradicação do garimpo ilegal, auxiliando no trabalho integrado da força-tarefa mobilizada pelo Governo Federal. Foram montadas quatro barracas e 25 camas de campanha.
mais informações: Exército Brasileiro / Ministério da Defesa