Notícias
EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Boletim Yanomami — 15 de fevereiro de 2023
Divulgação (Secom)
Os primeiros módulos para instalação de um laboratório local, associado à vigilância da saúde da população indígena exposta ao mercúrio, chegaram nesta quarta (15). O laboratório será estruturado na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e, ainda nesta semana, as coletas de sangue e cabelo dos pacientes devem ser realizadas, para análise e avaliação da contaminação. A princípio, serão coletadas amostras de crianças, gestantes e idosos.
Mais 600 cestas básicas foram entregues na Base Aérea de Boa Vista, adquiridas em parceria com a Funai, Sesai e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (por meio da articulação do COE). A previsão é que os alimentos sejam enviados às comunidades indígenas nesta semana, conforme condições climáticas e logística de voos.
A quarta foi marcada pelo retorno de dez indígenas da Casai para o território Yanomami. Outros 62 estão de alta e aguardam disponibilidade de voos de retorno para seus territórios. Nesta quarta-feira 719 pessoas permanecem no local.
Atendimentos Realizados
390
atendimentos
na CASAI Yanomami
(de 1.JAN a 15.FEV)
153
altas
na CASAI Yanomami
(até 15.FEV)
1.783
atendimentos
nos polos base
(até 14.FEV)
Confira abaixo alguns dos desdobramentos mais recentes:
Helicópteros reforçam a Operação Escudo Yanomami
O Comando Operacional Conjunto Amazônia, sediado na Base Aérea de Boa Vista (BABV), potencializou sua atuação direta na Operação Escudo Yanomami 2023 com a chegada de novos helicópteros. O UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil (MB); o HM-4 Jaguar, do Exército Brasileiro (EB); e o H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a compor a frota, aumentando as capacidades operacionais na região. As aeronaves são utilizadas em operações de ajuda humanitária por conta da capacidade de acesso a áreas remotas, em condições adversas, a qualquer momento do dia ou da noite. Estão disponíveis para o transporte de suprimentos, equipes de resgate e ajuda médica, bem como para o transporte de pessoas feridas (ou doentes) para o tratamento médico adequado.
mais informações: Força Aérea Brasileira | Ministério da Defesa
78% das crianças com desnutrição grave ganharam peso
Entre as crianças indígenas com desnutrição grave que foram atendidas e são acompanhadas pela Casai de Boa Vista (RR), 78% já ganharam peso. O resultado positivo das ações emergenciais do Governo Federal para combater a crise humanitária vivida pelo povo Yanomami foi divulgado nesta terça-feira (14). Ao todo, são 15 dos 19 curumins (como são chamadas as crianças da etnia pelas equipes de saúde). Todos têm entre seis meses e cinco anos de idade e estão evoluindo de quadros graves para moderados de desnutrição enquanto seguem sendo acompanhados pelas equipes de saúde.
mais informações: Ministério da Saúde
Parceria entre poder público e movimentos sociais
A ministra Nísia Trindade (Saúde) se reuniu com o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, nesta quarta-feira (15). O intuito foi definir estratégias de atuação em conjunto para o território Yanomami. O encontro também contou com a presença do coordenador da Frente Nacional Antirracista, Anderson Quack; do secretário de Saúde Indígena (Sesai), Ricardo Weibe Tapeba; do assessor especial Valcler Rangel e do coordenador de projetos do Ministério da Saúde, Luiz Eduardo Batista. A expectativa é que o contato entre o Ministério, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista continue nos próximos dias, com o ideal de produzir um plano de ação, a ser apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o diálogo, Zezé detalhou as ações já realizadas pelo movimento, entre as quais a doação de alimentos e de uma máquina de lavar à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai). A CUFA pretende mobilizar uma doação de mosqueteiros - sugestão apresentada por Weibe Tapeba, para reforçar o combate à malária nas comunidades indígenas.
mais informações: Ministério da Saúde
Defesa dará apoio logístico para Censo Demográfico
Em ação integrada do Governo Federal, o Ministério da Defesa anunciou que prestará apoio logístico ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o transporte aéreo de profissionais do Censo, que irão coletar informações demográficas dos indígenas em território Yanomami. A ação foi articulada em reunião realizada nesta terça (14), entre o ministro José Múcio (Defesa) e a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). A iniciativa tem início previsto para o dia 6 de março. Múcio lembrou que as Forças Armadas têm empregado diversos meios de sua capacidade logística para o atendimento emergencial em face da crise enfrentada pelo povo Yanomami.
mais informações: Ministério da Defesa
Apreensão de toneladas de minério em depósito em RR
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram ação conjunta no contexto da Operação Omawe, nesta quarta (15), que resultou na apreensão de minério análogo a Cassiterita em um depósito no bairro Cinturão Verde em Boa Vista. Na casa, três homens trabalhavam no processamento e armazenagem do minério oriundo do garimpo ilegal em áreas indígenas. Foram apreendidos 4,4 toneladas de minério, no valor aproximado de R$ 370 mil, além de maquinário de mineração, motor de popa, motosserra, um barco, balança e outros materiais. Os três homens foram presos e apresentados juntamente com o minério na Polícia Federal.
mais informações: Polícia Rodoviária Federal