Notícias
EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Boletim Yanomami — 14 de fevereiro de 2023
Divulgação (Secom)
Os dados de acompanhamento da situação de saúde de pacientes na Casa de Saúde Indígena (Casai) apontam que 78% das crianças com desnutrição grave, acompanhadas pela equipe de saúde, tiveram ganho peso. O acompanhamento envolveu alimentação assistida e suplementação. Agora, a equipe se prepara para ampliar o tratamento para mais crianças.
Está prevista para esta quarta-feira (15) a chegada de 12 novos profissionais da Força Nacional do SUS, que vão atuar na gestão das equipes e na Casai.
Para acompanhar a população indígena exposta ao mercúrio, a equipe de vigilância em saúde se reuniu com lideranças Yanomami com o intuito de pactuar o início das coletas de sangue e cabelo da população na Casai, a fim de encaminhar uma análise e avaliação da contaminação. Inicialmente, serão coletadas amostras de crianças, gestantes e idosos.
Atendimentos Realizados
371
atendimentos
na CASAI Yanomami
(de 1.JAN a 13.FEV)
139
altas
na CASAI Yanomami
(até 13.FEV)
1.433
atendimentos
nos polos base
(até 12.FEV)
Confira abaixo alguns dos desdobramentos mais recentes:
15 aeronaves e cerca de 500 militares
As Forças Armadas estão mobilizando, atualmente, 15 aeronaves e cerca de 500 militares no atendimento emergencial aos Yanomami e no enfrentamento ao garimpo ilegal, em Roraima. A ação dos militares na região, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia, tem auxiliado o trabalho integrado da força-tarefa mobilizada pelo Governo Federal. Até o momento, já foram transportadas 105 toneladas de mantimentos, medicamentos e materiais para o atendimento aos Yanomami e realizadas 648 horas de voo.
mais informações: Ministério da Defesa
Redução dos casos de diarreia e mortalidade infantil
Pesquisadores coordenados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) – instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – estão em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para examinar amostras de água usada para consumo humano no Terra Indígena (TI) Yanomami Maturacá. O objetivo do trabalho é reduzir a incidência de doença diarreica aguda (DDA) e a mortalidade infantil relacionadas à desidratação e desnutrição entre crianças de 0 a 5 anos. O trabalho de campo, iniciado em janeiro, tem previsão de conclusão neste mês de fevereiro de 2023.
mais informações: Planalto
Retirada de garimpeiros do Território Yanomami
O Governo Federal liberou a entrada de barqueiros dentro da Terra Indígena Yanomami para agilizar a saída coordenada e espontânea de pessoas que permanecem as áreas tomadas pelo garimpo ilegal. A medida é uma decisão conjunta entre os ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Para entrar na região, o pedido deve ser formalizado e protocolado na sede do Ibama, em Boa Vista, localizada na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 4358. A autorização será concedida em caráter provisório.
mais informações: Planalto
Conclusão do Censo Demográfico
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão comprometidos com a finalização da coleta do Censo Demográfico 2022 junto à população indígena Yanomami. Esta foi a principal mensagem reforçada em duas reuniões que ocorreram na última semana entre representantes das pastas e do instituto de pesquisa. Durante ações do MPI em Boa Vista (RR), a ministra Sônia Guajajara se reuniu com o coordenador operacional do IBGE, Cláudio Barbosa, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade.
mais informações: Funai / Ministério dos Povos Indígenas
Nova operação contra comércio de ouro ilegal
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (14) a operação Avis Aurea, com o objetivo de investigar uma organização criminosa, com células em pelo menos três estados, que estaria envolvida com a compra de ouro ilícito em Roraima. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, em Roraima, São Paulo e Goiás, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima. Investigações tiveram início após uma abordagem da PRF apreender mais de R$ 4 milhões em espécie em um veículo no município de Cáceres (MT). Em inquérito policial, a PF identificou que os valores seriam apenas uma parcela, inserida em um contexto de sucessivas aquisições de ouro em Roraima.
mais informações: Polícia Federal