Notícias
EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Boletim Yanomami — 13 de fevereiro de 2023
Divulgação (Secom)
Neste final de semana, foram deslocadas mais cinco equipes de profissionais de saúde para Roraima. Junto com o grupo, também foram enviados para a região os seguintes insumos: antimaláricos, balanças e 1.600 testes rápidos. Atualmente, são nove equipes em diferentes localidades, totalizando 18 profissionais em campo. Uma equipe de controle de endemia, composta por sete integrantes, foi deslocada para o polo Surucucu para o combate à malária. Ainda no domingo (12/2), foi enviado para a região um motor de popa para atendimento das demandas de transporte fluvial na Missão Catrimani.
Em outra frente, a ação do Governo Federal ampliou as possibilidades de comunicação, por meio do envio de mais quatro maletas de internet via satélite para os polos da Missão Catrimani (uma) e Auaris (três). Até o momento, foram entregues cinco maletas no território. Além disso, chegaram, em Boa Vista, 20 telefones satelitais que serão usados pelas equipes de saúde em trabalho no território Yanomami, distribuídos conforme os critérios estabelecidos pelo COE.
Atendimentos Realizados
361
atendimentos
na CASAI Yanomami
(de 1.JAN a 12.FEV)
133
altas
na CASAI Yanomami
(até 10.FEV)
1.433
atendimentos
nos polos base
(até 12.FEV)
Confira abaixo alguns dos desdobramentos mais recentes:
Ambientalistas sugerem medidas para combater o garimpo ilegal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu a visita de representantes de organizações ambientalistas e sociais. Na agenda, realizada nesta segunda (13), estavam sugestões de melhorias na fiscalização contra o garimpo ilegal. Participaram do encontro, o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira; o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira. A reunião contou com as colaborações de entidades como o Instituto Socioambiental e o Instituto Escolhas. Foi consenso entre os participantes que é preciso urgência para melhorar a regulamentação da cadeia do ouro no país.
mais informações: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Destruído garimpo ilegal próximo a indígenas isolados
Ação coordenada pela Polícia Federal, em parceria com o Comando de Operações Táticas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e Ministério dos Povos Indígenas, desmantelou um ponto de garimpo ilegal que ficava próximo a aldeia de indígenas isolados. Na última sexta (10) o grupo coordenado pela Funai havia sobrevoado a região e identificado a comunidade indígena de isolados e, a poucos quilômetros dali, o ponto de garimpo. Nesta segunda (13) a equipe foi a campo para pôr fim à atividade garimpeira ilegal que atuava na região e, assim, garantir a proteção, segurança e sobrevivência dos povos que não foram localizados no sobrevoo de identificação. O paradeiro dos indígenas isolados do povo Moxihatëtëa segue desconhecido.
mais informações: Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Defesa prorroga abertura parcial de corredores aéreos
O Ministério da Defesa prorrogou por mais três meses a abertura parcial do espaço aéreo sobre o Território Indígena (TI) Yanomami. A medida, anunciada nesta segunda (13), visa possibilitar a saída coordena e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo. O Comando Operacional Conjunto Amazônia informou que o novo prazo será até o dia 6 de maio, 1h da madrugada. Os voos no espaço aéreo do TI Yanomami estão restringidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde o dia 1º de fevereiro, com a deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023.
mais informações: Planalto
Povo Waiwai pede reforço das ações de fiscalização
Uma comitiva de indígenas do Povo Waiwai entregou nesta segunda (13), em Brasília, uma pauta de reivindicações à Presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Entre os pedidos, está o reforço das ações de fiscalização na Terra Indígena Trombetas/Mapuera, no Norte do país. A presidente da Funai, Joenia Wapichana, recebeu as demandas dos indígenas, as quais serão encaminhadas para as áreas competentes. A delegação foi liderada pelos caciques gerais Zacarias e Eliseu Waiwai, que agradeceram a oportunidade de dialogar diretamente com a Presidência da instituição.
mais informações: Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Atue na Força Nacional do SUS com o povo Yanomami
Mais de 39 mil profissionais de saúde já se inscreveram para atuar voluntariamente na Força Nacional do SUS junto ao povo Yanomami, em Roraima. Qualquer profissional de saúde pode se inscrever no link bit.ly/forcanacionaldoSUS. Basta informar nome completo e graduação. Vale lembrar que o cadastro do Ministério da Saúde é permanente e, após, aceitos, os profissionais de saúde receberão passagens e diárias para alimentação e estadia a fim de atuarem na região. Os profissionais convocados atuarão na prevenção, assistência e para evitar qualquer tipo de descaso contra o povo Yanomami.
mais informações: Secretaria de Comunicação Social