Notícias
Nota
Secom repudia assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico
É com profunda consternação e indignação que recebemos a notícia do assassinado de Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, liderança da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na Bahia.
Mãe Bernadete foi assassinada na noite desta quinta-feira (17), em seu terreiro. Ela, como tantas lideranças quilombolas, foi vítima de racismo religioso, ambiental, e ainda de violência política de gênero.
Hoje, uma comitiva liderada pelo Ministério da Igualdade Racial, com participação do Ministério das Mulheres, do Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério dos Direitos Humanos está em Salvador para reunião com os órgãos de estado da Bahia e atendimento às vítimas e familiares para garantir a proteção do território e também a apuração célere dos responsáveis pelo crime bárbaro que vitimou Mãe Bernadete.
O Governo Federal repudia veementemente qualquer tipo de violência e preconceito e ressalta que não haverá indulgência com o assassinato de lideranças quilombolas e ambientais. O nosso país é um país de amor, fraternidade e união de diversos povos, dentre eles os quilombolas, povos originários e fundamentais para a preservação de nossa cultura, nossa ancestralidade e nosso meio ambiente. Manifestamos nosso profundo pesar a toda a família e amigos de Mãe Bernadete.
Secretaria de Comunicação Social