Perguntas Frequentes
-
-
Onde acompanho as entregas do Governo?
As entregas podem ser acompanhadas pelo site ComunicaBR, disponível através do link https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/comunicabr
-
Qual o portal oficial para o combate à desinformação relacionada ao Governo Federal?
A página www.gov.br/brasilcontrafake é um canal de comunicação institucional com foco na apresentação de respostas sobre as principais ocorrências de desinformação relacionadas a ações/programas e políticas do Governo Federal.
-
Onde posso encontrar as últimas notícias do Governo Federal?
As últimas notícias sobre o Governo Federal podem ser encontradas no seguinte endereço https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias.
-
Onde posso acessar discurso e pronunciamentos do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva?
As transcrições dos discursos e pronunciamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, podem ser acessados no endereço https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos-e-pronunciamentos.
Os áudios dos discursos e pronunciamento podem ser acessados no endereço https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/audios.
Já os vídeos podem ser assistidos no Canal Gov, seção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) cuja programação é focada na cobertura diária de anúncios, lançamentos e execuções de políticas públicas direto do Palácio do Planalto.
-
Onde posso encontrar as notas à imprensa formuladas pelo Governo Federal?
As notas à imprensa formuladas pelo Governo Federal podem ser acessadas no endereço https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/notas
-
Onde localizo as fotografias dos eventos oficiais com o presidente da República?
As fotografias oficiais são publicadas no Flickr do Palácio do Planalto e podem ser acessadas pelo link https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/.
-
Onde posso encontrar o Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal?
O Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal está disponível para consulta no seguinte endereço:
O Guia tem uma versão em PDF que pode ser baixada pelo link https://www.gov.br/secom/pt-br/central-de-conteudo/redes/2023_secom_guia-boaspraticas_redes.pdf
-
Quais são os órgãos integrantes da estrutura da Secom da Presidência da República?
A estrutura da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) foi estabelecida pelo Decreto nº 11.362, de 1º de janeiro de 2023, que "aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e remaneja cargos em comissão e funções de confiança".
-
Qual é o organograma da estrutura da Secom da Presidência da República?
O organograma pode ser acessado no menu "Institucional", seção Acesso à Informação, "Estrutura Organizacional".
-
Onde realizo o pedido de Credenciamento de Imprensa?
Para realizar o credenciamento de jornalistas, é necessário acessar o Sistema de Credenciamento da Presidência da República.
-
Onde posso encontrar as Instruções Normativas editadas pela Secretaria de Comunicação Social?
As instruções normativas publicadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estão disponíveis para consulta na seção Legislação do Portal da Secom.
-
Onde posso encontrar informações sobre acessibilidade na comunicação da Secretaria de Comunicação Social?
As informações sobre acessibilidade na comunicação estão disponíveis na seção Legislação do Portal Secom.
-
Onde posso encontrar informações sobre a agenda do ministro de Estado Chefe da Secom da Presidência da República?
A agenda oficial do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Comunicação Social pode ser acessada pelo Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo Federal (e-Agendas) ou, ainda, na seção Institucional, no menu de Acesso à Informação do Portal da Secom.
-
Quais são as regras para a utilização da marca do Governo Federal?
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disponibiliza manual de uso da marca do Governo Federal na seção Central de Conteúdo do Portal Secom.
-
Onde localizo os contratos assinados pela Secretaria de Comunicação Social?
Os contratos assinados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estão disponíveis para consulta na seção Licitações e Contratos, no menu de Acesso à Informação do Portal Secom.
-
Onde localizo informações sobre pagamentos efetuados às empresas com contratos firmados com a Secom?
Os dados sobre os gastos efetuados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estão disponíveis para baixar no portal. Nesse ambiente é possível gerar planilhas que permitem a aplicação de filtros, para facilitar a ordenação e agrupamento de dados conforme seu interesse.
-
Onde localizo informações sobre gastos com publicidade da Secom?
Os dados sobre os gastos efetuados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estão disponíveis para baixar no Portal Secom. Nesse ambiente é possível gerar planilhas que permitem a aplicação de filtros, para facilitar a ordenação e agrupamento de dados conforme seu interesse.
-
Como são executadas as campanhas de publicidade da Secretaria de Comunicação Social?
A execução das campanhas realizadas sempre é efetuada por intermédio de agências de publicidade contratadas — por meio de processos de licitação, na modalidade concorrência. Os contratos podem ser consultados no Portal da Secom, na seção de Licitações e Contratos, disponível no menu Acesso à Informação.
-
Onde localizo dados sobre que é, quem pode utilizar, qual documentação necessária e as respectivas etapas sobre o Sistema de Cadastro de Veículos de Comunicação e Divulgação (MidiaCad) e inovadores digitais da Secom?
As informações sobre o MidiaCad — o Sistema de Cadastro de Veículos de Comunicação e Divulgação e inovadores digitais da Secretaria de Comunicação Social — e as respectivas etapas para cadastramento, estão disponíveis no Portal de Serviços GovBR. O MidiaCad tem por objetivo fornecer a todos os integrantes do Sistema de Comunicação do Governo Federal (Sicom) informações atualizadas de cadastros comerciais e negociais dos veículos de comunicação.
-
Onde posso encontrar informações sobre a Ouvidoria-Geral da Presidência da República?
A Ouvidoria-Geral da Presidência da República é responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações ou sugestões envolvendo serviços prestados e atos praticados pelos órgãos e agentes públicos integrantes da Presidência e Vice-Presidência da República.
Para saber mais sobre a atuação do órgão acesse o endereço: gov.br/planalto/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/ouvidoria
-
Onde acesso o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Secretaria de Comunicação Social?
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Secretaria de Comunicação Social está disponível no endereço gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/servicos-de-informacao-ao-cidadao
-
Onde localizo respostas de Lei de Acesso à Informação encaminhadas à Secom?
Para pesquisar as respostas, acesse https://buscalai.cgu.gov.br/ e selecione o ÓRGÃO: SECOM – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
-
Onde acompanho as entregas do Governo?