Cooperação Internacional
A cooperação técnica internacional constitui importante instrumento de desenvolvimento para o Brasil, auxiliando o país a promover mudanças estruturais nos campos social e econômico, via compartilhamento de tecnologia e conhecimento. Os programas e projetos de cooperação técnica do exterior para o Brasil geram benefícios em importantes setores como desenvolvimento social, gestão pública, meio ambiente, energia, agricultura, educação e saúde, o que permite construir instituições nacionais mais sólidas, aptas a desempenhar suas funções em nível superior de excelência.
Para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), as parcerias potencializam as transformações sociais. Nesse sentido, a Secom/PR pode executar alguns de seus projetos por meio de acordos de cooperação técnica com organismos internacionais. Para esta Secretaria, a cooperação técnica internacional consiste em um instrumento para o aprimoramento das políticas públicas, por meio da internalização de conhecimentos técnicos disponibilizados por organismos internacionais, dentro da ótica de aceleração do processo de desenvolvimento nacional.
A partir do envolvimento de especialistas que a cooperação proporciona, diversos avanços, estudos e avaliações podem ser apropriados às políticas nacionais conduzidas por esta Pasta.
O que pode ser feito:
- Estudos e pesquisas.
- Diagnósticos setoriais e publicações.
- Cooperação com uma ampla rede de especialistas nacionais e internacionais.
- Capacitações e treinamentos.
- Seminários e congressos.
- Campanhas de conscientização e defesa (advocacy).
- Criação e implementação de projetos inovadores.
A Assessoria de Participação Social e Diversidade (APADI), no âmbito da Secom/PR, atua na coordenação, execução e acompanhamento das atividades relacionadas aos Projetos de Cooperação Técnica Internacional com organismos internacionais.
A carteira de projetos de cooperação técnica internacional da Secom/PR contabiliza o seguinte Projeto em execução:
RECURSOS NACIONAIS – EXECUÇÃO NACIONAL
— Projeto nº 914BRZ5020, firmado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Projeto visa “Promover o acesso à informação, o exercício de direitos, o combate à desinformação e a defesa da democracia”.