Saiba mais sobre o ComunicaBR
- O que é o ComunicaBR?
Uma plataforma online de transparência ativa sobre programas e ações do Governo Federal com dados por estado ou ainda municipalizados, sempre que estes estiverem disponíveis. Foi criada em parceria entre o Gabinete Pessoal do Presidente da República, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O ComunicaBR está disponível no link: https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/comunicabr
- Para que serve o ComunicaBR?
A plataforma tem como objetivo facilitar o acesso da população aos dados dos programas do governo federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, de forma ampla e democrática, nos níveis municipal, estadual e federal.
- Quais dados vão ser disponibilizados na plataforma?
Estarão disponíveis informações sobre a execução de programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar).
- A base contempla todos os programas do governo federal?
Não, inicialmente ela terá as principais ações do governo em alguns eixos de atuação, mas o número de programas e as informações serão ampliadas e aprimoradas ao longo do tempo.
- Quem terá acesso às informações da plataforma?
Ela ficará hospedada no site da Secom e poderá ser acessada por qualquer usuário.
- Quais são as principais funcionalidades?
Ao entrar no ComunicaBR, o internauta poderá filtrar o nível territorial dos dados que quer acessar: nacional, estadual ou municipal. Na sequência, poderá finalizar a busca clicando em uma das três opções:
CARDS INFORMATIVOS — esta opção apresenta o resultado dividido por eixos temáticos — Agricultura, Cultura, Educação, Emprego, Esporte, Saúde, Transferências ao Cidadão, Transferências aos Estados e Municípios — e, em cada uma delas, o cidadão poderá visualizar os dados dos programas e políticas públicas do governo federal. Caso queira, poderá baixar o card individual e compartilhar.
RELATÓRIOS — caso deseje visualizar as informações de forma consolidada e mais aprofundada o cidadão também poderá acessar os relatórios com a visão nacional, estadual ou municipal. No canto superior esquerdo do documento gerado, fica a opção "Exportar" que permite gerar um arquivo para baixar do relatório.
PANFLETOS — nesta opção o cidadão pode visualizar e realizar download de uma versão consolidada e sintética dos principais programas listados no ComunicaBR.
Depois, seleciona a área do programa: Agricultura, Cultura, Educação, Emprego, Esporte, Saúde, Transferências ao Cidadão, Transferências aos Estados e Municípios.
O site irá mostrar os dados dos programas que estão contidos em cada área (por exemplo, dados de Transferência ao Cidadão, que incluem o Bolsa Família em Vitória, no Espírito Santo). A plataforma também permite que o internauta baixe um arquivo em PDF com os dados visualizados.
- Como são coletados os dados?
Os dados são coletados junto aos ministérios ou órgãos públicos responsáveis pela execução dos projetos.
- Como são divididos os programas?
Cada programa disponibilizado no ComunicaBR se enquadra em uma das oito áreas temáticas:
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AGRICULTURA: dados sobre compras de alimentos, crédito agrícola para agronegócio e agricultura familiar, entre outros.
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CULTURA: programas de incentivo à cultura.
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EDUCAÇÃO: dados sobre alimentação escolar, escolas em tempo integral, investimento direto, Prouni e rede federal de ensino.
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EMPREGO: dados sobre vagas de trabalho, empreendedorismo e Desenrola.
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ESPORTE: números do Bolsa Atleta.
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SAÚDE: dados sobre programas como Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Mais Médicos, construção de UBSs e outros.
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TRANSFERÊNCIAS AO CIDADÃO: dados sobre Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida
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TRANSFERÊNCIAS AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS: valores transferidos pela União a estados e municípios para pagamento de serviços públicos e recursos específicos da Saúde.
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- Com que frequência os dados serão atualizados?
Salvo em casos específicos, as atualizações serão mensais.
- Como pesquisar os relatórios e quais informações encontro neles?
Basta rolar a tela até a seção "Entregas de Governo" e clicar no botão "Relatórios". No relatório você encontrará os dados econômicos e demográficos do estado e um consolidado analítico das informações constantes nas áreas temáticas do ComunicaBR.
Na última página do relatório você visualizará um QR Code para acessar o canal no WhatsApp do seu estado, para que você saiba das ações realizadas pelo governo federal.
- Onde busco mais informações ou tiro dúvidas?
O governo federal possui uma página específica para Acesso à Informação, onde cidadãos e cidadãs poderão solicitar informações, consultar seus pedidos e acessar outros dados públicos do governo federal.
Basta acessar: https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br
- Quais foram as últimas evoluções do ComunicaBR?
Além da atualização periódica de dados foi realizada revisão no texto e simplificação das informações dos cards, melhoria na navegação do site, inclusive para dispositivos móveis (como celular) e criação de uma seção de perguntas e respostas, com objetivo de melhorar a experiência do cidadão com a plataforma.
- A qual intervalo de tempo se referem os dados apresentados?
Até o momento, a maior parte dos dados se refere à posição acumulada no ano vigente (2024) quando da data da consulta ao portal.
Em breve será disponibilizada a possibilidade de buscas por informações anuais consolidadas (a partir de 2023, quando foi lançada a ferramenta). Futuramente, as pesquisas por mês/ano, entre outras mudanças, permitindo um acompanhamento histórico da evolução dos programas pelo cidadão.
Ainda assim, caso queira, ao clicar no mapa do Brasil, rolando a tela até a seção "Perto de você" o cidadão já pode acessar as notícias das ações do governo federal em cada estado.