Programa Mais Médicos
O que é
Criado para fortalecer a Atenção Primária no Brasil e garantir o acesso a médicos em regiões carentes, o Mais Médicos se foca em prover médicos onde são mais necessários, investindo na infraestrutura da APS e na formação médica. O programa visa diminuir a carência de médicos, fortalecer os serviços de atenção básica, aprimorar a formação médica no país e ampliar a inserção dos médicos em formação nas unidades do SUS.
Ao longo de 10 anos, o Mais Médicos conseguiu reunir diversas estratégias para prover e fixar médicos. Exemplos dessas iniciativas estão no âmbito da formação, com a ampliação de vagas de graduação de medicina e a mudança nos critérios de abertura de vagas, levando novos cursos para regiões de vazios assistenciais.
A quem se destina
Destina-se principalmente a atender a população brasileira nas regiões vulneráveis que enfrentam escassez ou ausência de profissionais médicos, proporcionando atendimento básico e aprimorado aos cidadãos que acessam o SUS.
Como funciona
O programa opera através de estratégias de provisão emergencial de médicos, formação médica e melhoria da infraestrutura de atendimento ao cidadão. Os médicos são inseridos em áreas vulneráveis e contribuem para a formação médica nas unidades da Atenção Primária do SUS.
O governo federal disponibiliza editais de chamamento público visando seleção de médicos para o programa, de acordo com os requisitos de ordem de prioridade definidos pela Lei que criou o programa. No site do programa é possível
Gestor
Ministério da Saúde.
Legislação
O programa foi criado pela Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.
Saiba mais
Para mais informações, acesse a página do Programa Mais Médicos na internet.