Plano Safra do Agronegócio
O que é
Oferta anual de recursos para financiar o agronegócio com linhas de crédito em condições específicas para atender os produtores rurais. As operações de crédito destinam-se ao custeio da safra, aos investimentos nas propriedades, ao apoio à comercialização dos produtos ou à industrialização, além de incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis.
A quem se destina
Produtores rurais
Como funciona
A cada ano o governo federal publica um novo Plano Safra estabelecendo o volume de recursos a serem ofertados para o agronegócio, as condições para realizar as operações, as taxas de juros e as linhas de crédito que serão adotadas para aquela edição do Plano. Os recursos para o crédito provêm de diversas fontes, como depósitos à vista, poupança rural, fundos constitucionais de financiamento regional, entre outros.
Os produtores rurais interessados devem procurar as agências dos bancos públicos e privados autorizados a operar o Plano Safra.
Gestor
Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Fazenda, com a operacionalização realizada por bancos públicos e privados autorizados pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Legislação
A regulamentação do Crédito Rural está descrita no Manual de Crédito Rural (MCR) e a subvenção pelo Governo Federal é definida por meio de portarias do Ministério da Fazenda como a PORTARIA Nº 695, DE 7 DE JULHO DE 2023, do Plano Safra 2023/2024
Saiba mais
Para mais informações, visite a página do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério da Fazenda e do Banco Central