Programas, projetos e ações
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República exerce, preponderantemente, atividades meio (e não finalísticas). Em decorrência disso, não constam nessa seção nem metas, nem indicadores ou resultados.
Publicado em
16/07/2024 14h57
Atualizado em
16/07/2024 15h27
Ações e programas desenvolvidas pelas unidades que integram a Secom PR:
Secretaria-Executiva
- Assessorar o Ministro de Estado Chefe na definição de diretrizes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
- Coordenar e Supervisionar as atividades das Secretarias integrantes da estrutura da Secretaria de Comunicação Social e da entidade vinculada, inclusive as relacionadas à formulação e proposição de políticas, de diretrizes, de objetivos e de metas;
- Zelar pela imagem do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Governo federal nos eventos institucionais e oficiais.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)
- Realização de eventos da Presidência da República;
- Constituir e expandir uma rede de contatos administrativo-institucionais para envio e recebimento de material com conteúdo relevante sobre as políticas públicas governamentais;
- Cobertura dos principais atos da Presidência da República, em especial, lançamentos de políticas públicas, através de boletins de rádio;
- Estabelece relacionamento institucional nos âmbitos dos governos federal, estadual e municipal, por meio de reuniões, troca de mensagens, de forma presencial e/ou virtual;
- Esclarecimento de desinformações relacionadas às ações institucionais do Governo Federal, assim como relacionadas às políticas públicas alvo de desinformação através da ação Brasil Contra Fake.
Assessoria de Participação Social e Diversidade (APADI)
- Articular e promover, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, as relações político-administrativas da Secretaria de Comunicação Social com os diferentes segmentos da sociedade civil; por exemplo, a participação da Comunidade Surda no G20;
- Fortalecer e coordenar os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil, por exemplo, atividades para a melhoria da Comunicação acessível;
- Fomentar e estabelecer diretrizes e orientações à gestão de parcerias e relações governamentais com organizações da sociedade civil; por exemplo, fortalecer a comunicação das Conferências Nacionais;
- Assessorar direta e imediatamente o Ministro de Estado Chefe, quanto às competências específicas da Secretaria de Comunicação Social, na formulação de políticas e diretrizes para:
a) a promoção da participação social e da igualdade de gênero, étnica e racial; por exemplo, elaborar e executar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista;
b) a proteção dos direitos humanos; e o enfrentamento de desigualdades sociais e regionais; por exemplo, ampliar a promoção da cidadania e direitos humanos da população LGBTQIA+;
c) oportunizar e ampliar o aperfeiçoamento de intérpretes e tradutores de LIBRAS.
Secretaria de Estratégias e Redes (SERES)
- Gerenciamento de 20 canais de comunicação digital institucional vinculados ä Secretaria de Comunicacão Social, o que inclui a produção diária de conteúdo multimídia tais como cards, gifs, áudios e vídeos para a internet;
- Coberturas de eventos com a participação do Presidente da República e/ou cobertura de eventos sobre temas de relevância estratégica do governo federal;
- Planejar e executar estratégias de pesquisa abordando questões relacionadas ao Poder Executivo federal;
- Implementar ações interministeriais coordenadas digitalmente no âmbito das redes sociais administradas por cada um dos órgãos do SICOM;
- Difusão de conteúdo e estabelecimento de canais de comunicação direta com a população brasileira por meio de aplicativos de mensagens.
Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual (SEAUD)
- Dar visibilidade das ações e programas do Governo Federal que foram lançados pelo Presidente da República (a exemplo do Programa Pé de Meia e o Plano Juventude Negra Viva).
Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI)
- Implementar a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Desinformação, por meio da elaboração de planos e ações, em parceria com outros ministérios, para o combate à desinformação e a construção de espaços e dinâmicas de fomento à integridade da informação;
- Estruturar e implementar Estratégia Brasileira de Educação Midiática em parceria com outros ministérios, em especial o Ministério da Educação, e outros atores da sociedade, com objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades para lidar com o conjunto de informações, comportamentos e práticas sociais no meio digital de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
- Elaboração e lançamento de guia sobre o Uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes, a partir de escuta qualificada e contribuições de Grupo de Trabalho temático;
- Expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em articulação com a EBC e com outros parceiros públicos, para a implantação de emissoras de TV e FM, que serão operadas em parceria com universidades públicas, institutos federais e outras entidades públicas.
Secretaria de Imprensa
- apoiar o Ministro de Estado Chefe no assessoramento ao Presidente da República, especialmente quanto:II - coordenar as ações de comunicação da Secretaria de Comunicação Social direcionadas à imprensa;
- coordenar o credenciamento de profissionais da imprensa para o acesso a eventos com participação do Presidente da República e do Vice-Presidente da República;
- articular-se com a imprensa e com instituições do Poder Executivo federal em eventos, solenidades e viagens do Presidente da República e do Vice-Presidente da República;
- apoiar os órgãos e as entidades integrantes do SICOM nas ações de imprensa que exijam articulação e participação coordenada no âmbito do Poder Executivo federal;
- analisar as demandas de imprensa relacionadas a temas de interesse ou responsabilidade do Presidente da República;
- realizar a gestão e a fiscalização dos contratos, a supervisão da execução dos serviços e a avaliação periódica do desempenho das empresas contratadas, no âmbito de suas competências;
- estimular o intercâmbio de informações e a difusão de boas práticas, no âmbito do SICOM, sobre assuntos relativos à sua área de competência; e
- estabelecer relação institucional com a imprensa.
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