Guia Rápido de Vacinação contra a Covid-19
Publicação direcionada a profissionais de saúde, com orientações claras para a aplicação dos imunizantes contra a COVID-19 em esquemas de vacinação especial e de rotina.
Publicação direcionada a profissionais de saúde, com orientações claras para a aplicação dos imunizantes contra a COVID-19 em esquemas de vacinação especial e de rotina.
O objetivo deste informe é trazer as principais atualizações e recomendações sobre as vacinas covid-19 em uso no Brasil.
As diretrizes apresentam as ações para a resposta na rede da Atenção Primária à Saúde (APS), nos centros de referência e atenção de alta complexidade no enfrentamento a eventos ou surtos de poliomielite causados por qualquer poliovírus do tipo 2, bem como para os poliovírus selvagem e PVDV dos tipos 1 e 3.
Este informe atualiza e apresenta as diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a organização da vacinação contra influenza na Região Norte, subsidiando o processo de trabalho das equipes estaduais e municipais, bem como orienta as ações de comunicação e mobilização social, na perspectiva do Microplanejamento.
Publicação Comemorativa, alusiva aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apresenta a linha do tempo da Vacinação no Brasil, considerando fatos históricos para além da atuação do PNI.
Este manual encontra-se em revisão técnica e em breve será publicada nova edição atualizada.
Este protocolo apresenta as diretrizes e as orientações técnicas para a realização do MEV, subsidiando o processo de trabalho das equipes estaduais, municipais e do Distrito Federal na capacitação dos recursos humanos envolvidos, bem como na orientação das ações de comunicação e mobilização social.
Este documento apresenta as ações de vigilância em saúde da covid-19 realizadas pela SVSA ante as mudanças no cenário epidemiológico da covid-19 que foram continuadas após a revogação da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em território nacional, em 2022 e da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), no âmbito internacional, pela OMS em 2023.
Imunizações - Coberturas Vacinais Brasil
A publicação se destina a fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações relacionadas à vacinação
Este informe atualiza e apresenta as diretrizes e as orientações técnicas e operacionais para a organização da vacinação contra a influenza nas Região Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, subsidiando o processo de trabalho das equipes estaduais e municipais, e também orienta as ações de comunicação e mobilização social na perspectiva do Microplanejamento.
Instrução Normativa que instrui o calendário nacional de vacinação - 2024
Instrução Normativa que instrui o calendário nacional de vacinação - 2023
Este informe apresenta as diretrizes e orientações técnicas e operacionais para organização da vacinação contra a dengue no país e fundamenta o processo de trabalho das equipes estaduais e municipais, bem como orienta as ações de comunicação e mobilização social.
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde (2024)
Estratégia de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente
O presente documento propicia a disseminação de informações adequadas para todas as esferas, contribuindo de forma importante para a segurança da oferta dos imunobiológicos a pessoas que apresentam suscetibilidade aumentada a doenças ou riscos de complicações para si ou para outros.
Publicação que guia, passo a passo, a partir do nível local, com base nas características da população-alvo e nas condições geográficas, sociais, culturais e demográficas da área de abrangência da UBS, Equipe Saúde da Família e suas salas de vacina, o planejamento, a execução, o monitoramento, a supervisão e a avaliação das Avaq.
Caderno de exercícios para a execução do microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade
Este documento apresenta as ações de multivacinação direcionadas ao público formado por pessoas com idade inferior a 15 anos. que serão desenvolvidas nos respectivos estados
Ampliação da oferta da vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade (de forma temporária) e ampliação da oferta da vacinaHPV4 para meninos de 09 a 14 anos de idade.
Informa sobre a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, até o dia 30 de setembro de 2022.
O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica.
Este artigo tem como descrever a classificação de risco de doenças imunopreveníveis nos municípios brasileiros.
Esse artigo tem o objetivo de descrever as coberturas vacinais (CV), proporção de abandono (PA) e homogeneidade de CV, bem como a ocorrência de doenças imunopreveníveis no Brasil.
Este artigo tem o objetivo de descrever os resultados do monitoramento rápido de coberturas (MRC) pós-campanha de vacinação com tríplice viral (SRC) (2008 e 2011) e multivacinação com vacinas do calendário da criança (2012).
Programa Nacional de Imunizações: aspectos históricos dos calendários de vacinação e avanços dos indicadores de coberturas vacinais, no período de 1980 a 2013
As recomendações desta publicação buscam um consenso provisório e que deverá ser modificado à medida que informações mais consistentes estejam disponíveis sobre a vacinação em pessoas infectadas pelo HIV.
Este Manual de Rede de Frio faz parte dos documentos normativos publicados pela CGPNI, do Centro Nacional de Epidemiologia/FUNASA/MS, como instrumento essencial de normatização que se complementa pelo de Capacitação de Rede de Frio, destinados à orientação e atualização dos profissionais da área da saúde, que se dedicam à imunização da população brasileira.
Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil, 2008.