Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Uma das estratégias da PNSTT para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador é a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). A Renast compreende uma rede de serviços de assistência e vigilância em saúde do trabalhador no âmbito do SUS e tem por objetivos ampliar o acesso e executar ações de promoção, proteção, prevenção e de vigilância em saúde, bem como na assistência especializada em saúde do trabalhador; estimular a articulação e a integração com as demais Redes do SUS, qualificando as ações de saúde do trabalhador nos territórios. A Renast possui como principal componente o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Os Cerest são serviços especializados, que articulados à Rede de Atenção à Saúde (RAS) (Figura 3), desenvolvem ações de assistência especializada e vigilância em saúde do trabalhador, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade entre os trabalhadores(as), provenientes dos ambientes e processos de trabalho.
Abrangência dos CEREST
Ao todo, estão habilitados e em funcionamento 215 Cerest, sendo 26 estaduais, 1 Distrital, 185 regionais/municipais. Os Cerest ativos garantem a cobertura a 3.981 municípios, 70,7% das regiões de saúde e para aproximadamente 84 milhões de trabalhadores economicamente ativos.
Estadual
Serviços especializados de vigilância, assistência em saúde do trabalhador, composto por equipes multidisciplinares que atuam em âmbito estadual.
Regional
Serviços especializados de vigilância, assistência em saúde do trabalhador, composto por equipes multidisciplinares que atuam em âmbito regional.
Municipal
Serviços especializados de vigilância, assistência em saúde do trabalhador, composto por equipes multidisciplinares que atuam em âmbito municipal.