Centro de Informação e Assistência Toxicológica
O reconhecimento do problema das intoxicações e a necessidade de meios especializados para tratá-las, assim como a existência de um núcleo de profissionais de saúde dedicados à toxicologia humana, constituíram o requisito básico para a criação dos centros de informação toxicológica - CIATOX. Esses serviços têm como principal função prestar informação e assessorar sobre diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações, tanto para os profissionais de saúde quanto para o público em geral.
Os CIATOX do Brasil realizam atendimento toxicológico e estão voltados para informar e esclarecer aos serviços de saúde e à população em geral quanto aos riscos das substâncias químicas e biológicas. Os agentes envolvidos incluem agrotóxicos agrícolas ou domésticos, substâncias químicas de uso doméstico ou industrial, plantas tóxicas, animais peçonhentos, medicamentos de uso humano ou animal, drogas lícitas e ilícitas, ou qualquer outro agente potencialmente tóxico.
Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica esclarecem sobre as medidas preventivas, orientam acerca do diagnóstico e tratamento das intoxicações, por telemedicina, em regime de plantão permanente (24 horas/dia), ou de forma presencial no atendimento ao paciente intoxicado. Alguns CIATOX também possuem laboratório de análises toxicológicas de urgência.
Hoje no Brasil existem 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica públicos, em 19 estados brasileiros com equipes multidisciplinares de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dentre outros). Os Centros funcionam em hospitais universitários, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e fundações estaduais.