Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano
Um dos principais instrumentos do Vigiagua para auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano é o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - Sisagua.
A entrada de dados no Sisagua é dividida, basicamente, nos seguintes módulos e objetivos:
- Módulo Cadastro: tem como finalidade armazenar informações sobre as características físicas e operacionais das formas de abastecimento de água utilizadas pela população.
- Módulo Controle: tem como finalidade armazenar informações sobre o monitoramento da qualidade da água realizado pelos responsáveis por sistemas de abastecimento coletivo de água para consumo humano.
- Módulo Vigilância: tem como finalidade armazenar informações sobre o monitoramento da qualidade da água realizado pelo setor saúde.
Os formulários de coleta de dados de Cadastro, Controle e Vigilância, os manuais e instrutivos de operacionalização do sistema, além dos documentos necessários para integração dos sistemas das empresas de abastecimento de água com o Sisagua se encontram disponíveis no sistema.
Para inserção desses dados, o sistema dispõe de dois tipos de acesso destinados aos diferentes atores responsáveis:
- Perfil Vigiagua: destinado aos profissionais das Secretarias de Saúde dos Municípios, Estados ou do Ministério da Saúde que atuam no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
- Perfil Empresa: destinados aos profissionais das empresas prestadoras de serviço de abastecimento de água para consumo humano, responsáveis pelo Controle da qualidade da água para consumo humano.
Além disso, o Sisagua possui dois tipos de integração com outros sistemas de informação:
- A integração com o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), sistema de informação utilizado pelos laboratórios de saúde pública, permite maior celeridade e confiabilidade na transmissão de informações, tanto do Sisagua para o Gal, importante para o preenchimento do formulário de coleta das amostras de água pelas secretarias de saúde, quanto do Gal para o Sisagua, quando são enviados os resultados das análises solicitadas pela vigilância da qualidade da água. Essas informações são gravadas no módulo Vigilância, no Sisagua.
- Os serviços web (webservices) permitem que as instituições responsáveis pelos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano (SAA e SAC) possam enviar os dados de controle mensal e semestral ao Sisagua, sem a necessidade de digitação no sistema, garantindo maior celeridade e confiabilidade.
No que tange à saída de dados e informações, o Sisagua possui três espaços: a disponibilização de seus dados brutos no portal de dados abertos do Governo Federal; os relatórios no próprio sistema; e os painéis de informação.
Os conjuntos de dados do Sisagua disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos permitem a qualquer cidadão baixar os dados brutos inseridos no sistema, sem juízo de valor, por exemplo, sobre atendimento ao padrão de potabilidade. São disponibilizados os dados em formato CSV, com os respectivos dicionários de dados de cada conjunto. Para sistematização, sugere-se a utilização de ferramentas robustas, porque várias das planilhas ultrapassam a quantidade de registros que podem ser lidos em aplicativos de uso mais disseminado, como o Excel.
Os relatórios do Sisagua estão acessíveis aos usuários autorizados do sistema e possibilitam visualizar: o estágio de desenvolvimento das ações do Vigiagua (existência de dados de cadastro, controle e vigilância); as populações abastecidas por cada tipo de abastecimento; as populações abastecidas com características específicas, como o tipo de captação de água ou a existência das etapas de tratamento ou fluoretação; o detalhamento das análises realizadas pela Vigilância; os percentuais de cumprimento da Diretriz Nacional do Vigiagua; e as relações de pontos de captação utilizados para abastecimento e de cadastros das formas de abastecimento de água para consumo humano.
Os painéis de informação disponíveis podem ser acessados através do endereço eletrônico e dizem respeito a:
Cumprimento da Diretriz Nacional
Disponibiliza informações relativas à realização das análises de água previstas para as secretarias municipais de saúde, tendo como referência a Diretriz Nacional da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e as pactuações nos instrumentos de gestão do SUS, para os parâmetros Residual de Agente Desinfetante, Coliformes totais/ E. coli e Turbidez. Saiba mais!
Controle Mensal
Disponibiliza informações relativas ao monitoramento dos parâmetros básicos de qualidade da água realizado de forma rotineira e informados mensalmente pelos responsáveis pelas formas coletivas de abastecimento de água para consumo humano – Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Soluções Alternativas Coletivas (SAC). Saiba mais!
Painel de Vigilância
Parâmetros básicos: disponibiliza informações relativas ao monitoramento dos parâmetros básicos de qualidade da água realizado rotineiramente pelo setor saúde nos três tipos de abastecimento de água para consumo humano – Sistemas de Abastecimento de Água (SAA); Soluções Alternativas Coletivas (SAC); e Soluções Alternativas Individuais (SAI). Saiba mais!
Todas estas informações subsidiam a tomada de decisão do setor saúde, em todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde, sobre medidas que devem ser adotadas para garantir que a água ofertada à população seja segura