Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar
A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) é a área do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) responsável pela rápida detecção de potenciais emergências em saúde pública a partir dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).
A Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) tem como principal objetivo descentralizar as ações de vigilância em saúde, tornando-as mais próximas dos estabelecimentos de saúde. Para assegurar a efetiva execução das atividades de vigilância epidemiológica, foram criados os NHEs em serviços de saúde estratégicos. Esses núcleos são responsáveis por fornecer informações essenciais que auxiliam na organização, preparação e resposta dos hospitais diante de eventos de interesse para a saúde pública, além de apoiar o planejamento e o fortalecimento da vigilância em saúde local.
A Portaria GM/MS n° 1.693, de 23 de julho de 2021, instituiu a VEH e definiu as atribuições dos NHE. Considerando a necessidade de rápida detecção de potenciais emergências em saúde pública, foi estabelecida pela Portaria GM/MS n° 1.694, de 23 de julho de 2021, a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). A Renaveh é composta por NHE implantados em estabelecimentos estratégicos vinculados ao Ministério da Saúde que atuam como unidades sentinelas em seus territórios. Estes núcleos otimizam a detecção, comunicação e notificação de doenças, agravos e eventos de saúde pública.
Além disso, os NHE desempenham um papel crucial na implementação de medidas de prevenção e controle dentro do ambiente hospitalar, em articulação com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP). Os núcleos integrantes da Renaveh funcionam como elos de comunicação entre os hospitais e os demais agentes envolvidos nas atividades de vigilância em saúde, tanto em nível municipal quanto estadual, incluindo a Rede CIEVS, o Vigidesastres e outras estruturas relevantes para a preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.
Entre as principais atividades desenvolvidas pelos NHE, destacam-se:
- Busca ativa para detecção de doenças, agravos e eventos de interesse para a saúde pública;
- Comunicação e notificação às autoridades de saúde competentes;
- Investigação e qualificação das informações nos sistemas de informação em saúde;
- Apoio na implementação de medidas de prevenção e controle nos serviços de saúde;
- Monitoramento de casos e atualização sistemática das informações.