Pesquisa Nacional de Saúde
A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS é um inquérito de saúde de base domiciliar, representativo do Brasil e outras abrangências geográficas, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE nos anos de 2013 e 2019. A PNS é o padrão ouro dos inquéritos de saúde brasileiros, por ser a maior, mais completa e abrangente pesquisa de saúde do país.
A PNS coleta informações sobre as condições de saúde da população, o acesso e o uso dos serviços de saúde, bem como à continuidade dos cuidados, além de apresentar informações sobre as morbidades, os estilos de vida, a dimensão da exposição da população brasileira aos acidentes de trânsito, trabalho e violências, entre outros temas.
As estimativas desses resultados são representativas para o conjunto do País, Grandes Regiões, Unidades da Federação, áreas urbanas e rural, capitais e regiões metropolitanas, permitindo estabelecer medidas consistentes, constituindo-se em um importante subsídio para a formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do Sistema Único de Saúde - SUS.
Os dados provenientes da PNS buscam qualificar as respostas do SUS por meio de suas diversas políticas públicas e possibilitam o monitoramento de indicadores nacionais e internacionais, como os relacionados ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis - DCNT no Brasil 2011-2022, ao Plano de Ações Globais para Prevenção e Controle das DCNT 2013-2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
Amostragem
A população pesquisada corresponde aos moradores de domicílios particulares permanentes do Brasil, exceto os localizados nos setores censitários especiais (compostos por aglomerados subnormais; quartéis, bases militares etc.; alojamento, acampamentos etc.; embarcações, barcos, navios etc.; aldeia indígena; penitenciárias, colônias penais, presídios, cadeias etc.; asilos, orfanatos, conventos, hospitais etc.; e assentamentos rurais).
A PNS é parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e utiliza a mesma infraestrutura amostral das demais pesquisas domiciliares do referido Instituto. Para calcular o tamanho de amostra da PNS necessário para a estimação de parâmetros de interesse em níveis diferentes de desagregação geográfica, foram considerados os seguintes aspectos: estimação de proporções com nível de precisão desejado em intervalos de 95% de confiança; efeito do plano de amostragem (EPA), por se tratar de amostragem por conglomeração em múltiplos estágios; número de domicílios selecionados por UPA; e proporção de domicílios com pessoas na faixa etária de interesse.
A amostra da PNS permite a estimação dos principais indicadores no nível de Unidade da Federação (UF) e capital, mas alguns indicadores de interesse podem ser divulgados em menores níveis de desagregação geográfica: capital, restante da região metropolitana, e restante da UF.
Na primeira edição, em 2013, a amostra abrangeu a população com 18 anos ou mais de idade. Foram pesquisados 69.994 domicílios e foram realizadas 64.348 entrevistas com o morador selecionado. A taxa de resposta foi de 91,9%.
Em 2019, o tamanho amostral foi calculado com base em indicadores selecionados da edição de 2013 da PNS. Foram selecionados 108.525 domicílios, com um número esperado de 86.820 entrevistas. A amostra final consistiu em 90.846 indivíduos com 15 anos ou mais, com uma taxa de resposta de 96,5%.
Divulgação de dados
Os resultados da PNS são publicados, por módulos, em relatórios oficiais do IBGE – em parceria com o Ministério da Saúde, acompanhados de análises descritivas de indicadores previamente selecionados; e por intermédio da produção e publicação de material científico.
Os relatórios podem ser acessados no site do IBGE. Também estão disponíveis em Publicações, em Mais informações, os microdados e demais orientações e documentos técnicos que possibilitam análises mais complexas.
Em 2021, a Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu um painel eletrônico que apresenta os principais indicadores das duas edições da PNS (2013 e 2019) e, também, permite acesso ao banco de dados do IBGE e aos bancos da Fiocruz. O painel apresenta as tendências socioespaciais da situação de saúde, dos estilos de vida da população brasileira, e da assistência de saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde.