Nível Intermediário
O EpiSUS-Intermediário é um curso de especialização em epidemiologia de campo que possui como princípio norteador o “treinamento em serviço”, com o intuito de aprimorar a capacidade de profissionais das esferas federal, estadual/regional e municipal em identificar, investigar, responder e comunicar eventos prioritários em saúde pública. O curso integra a teoria à prática, qualificando o nível da resposta às ocorrências em saúde pública por meio da aplicação dos princípios epidemiológicos.
O treinamento é modular, prático e interativo, visando desenvolver e/ou aprimorar competências relacionadas a quatro domínios:
- Vigilância em Saúde Pública;
- Investigação de Campo,
- Métodos Epidemiológicos e;
- Comunicação em Saúde.
As competências profissionais são construídas e/ou aprimoradas processualmente, com métodos de ensino que envolvem práticas de ação-reflexão-ação, trazendo para o lugar central da formação as práticas em serviço e a reflexão sobre elas. O curso tem potencial para fortalecer no estudante o raciocínio epidemiológico, a investigação de casos e surtos e a comunicação oportuna entre os setores da saúde e a população.
Público-alvo:
Profissionais que trabalham diretamente com o SUS, nas esferas federal, estadual/regional ou municipal, nas áreas de vigilância em saúde - vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância sanitária; análise de situação de saúde e ações laboratoriais; preparação, vigilância e resposta para emergências ou outros eventos de saúde pública e/ou áreas correlatas à saúde.
Objetivo Geral:
Aprimorar a capacidade de profissionais das esferas federal, estadual/regional e municipal em identificar, investigar, responder e comunicar eventos prioritários em saúde pública.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver raciocínio epidemiológico e suas aplicações no âmbito da Saúde Pública, bem como introduzir os fundamentos do método epidemiológico para formulação e avaliação das ações voltadas ao serviço;
- Disponibilizar ferramentas metodológicas para aplicação da epidemiologia de campo;
- Subsidiar a participação nas ações de preparação, vigilância e resposta aos eventos de importância em saúde pública, fortalecendo a rede de epidemiologistas de campo do país.
O curso tem duração média de 33-40 semanas (8-9 meses), com módulos e oficinas contendo aulas presenciais e/ou à distância (síncronas e assíncronas). Durante o treinamento, os profissionais realizam atividades como investigações epidemiológicas de caso ou de surto, avaliação de sistemas de vigilância em saúde, inquéritos de base populacional a fim de responder a uma necessidade de saúde local, além de estudos de caso, elaboração de pesquisa científica e produção de relatórios técnicos. Nesse nível de formação, os alunos iniciam o uso de software de análise de dados (EpiInfo) e de distribuição espacial (QGis).
Atualmente, a execução do EpiSUS-Intermediário tem sido realizada em parceria com instituições de ensino.