Nível Avançado
O nível Avançado, denominado EpiSUS-Avançado, constitui modalidade de treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, para profissionais de nível superior com experiência de serviço. Tem visão humanista, reflexiva e crítica e está pautado em princípios éticos e seu objetivo é formar profissionais para atuar na área de epidemiologia de campo, visando potencializar a capacidade de resposta aos eventos de interesse e às emergências em saúde pública nas esferas de governo federal, estadual e municipal.
No nível Avançado do Programa, o processo de aprendizagem se dá principalmente no uso de métodos ativos de ensino, materializados na construção de produções intelectuais, módulos teórico-práticos, atividades de campo, entre outras estratégias.
Público-alvo
Profissionais de nível superior dos cursos de biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, saúde coletiva/saúde pública e terapia ocupacional, sejam esses brasileiros ou não, interessados(as) em desenvolver competências profissionais para atuação na Saúde Pública.
Objetivos do nível Avançado
- Estimular o desenvolvimento de competências técnico-científicas para colaborar na resolução de problemas de saúde pública;
- Contribuir com a resposta às emergências em saúde pública, principalmente as investigações de surtos;
- Contribuir para a difusão do conhecimento técnico-científico, na divulgação de resultados de investigações de surtos e de outros estudos desenvolvidos durantes a formação;
- Colaborar no planejamento, condução e execução de investigações epidemiológicas para orientar a rápida tomada de decisão;
- Fornecer apoio no direcionamento das ações de prevenção e controle de eventos de importância em saúde pública;
- Colaborar e conduzir avaliações de sistemas de vigilância em saúde ou programas específicos de saúde pública e análise de dados gerados pelos sistemas de informação; e
- Desenvolver pesquisas direcionadas às necessidades das áreas de vigilância em saúde, com a aplicação de estudos de caráter técnico-científico.
Duração
O EpiSUS-Avançado tem a duração de dois anos, em regime de dedicação exclusiva. Durante esse período, o profissional em treinamento deve estar disponível para participar das atividades do programa. Ele pode ser designado a qualquer momento para atuar em eventos importantes de saúde pública, como surtos e emergências.
A carga horária do treinamento é de no mínimo 3.600 horas, sendo aproximadamente 80% dedicadas a atividades práticas e 20% a atividades teóricas.
Resumo das atividades previstas durante o treinamento:
- Realização do curso introdutório;
- Participação nos módulos complementares;
- Investigação de surtos, epidemias e eventos em Saúde Pública;
- Resposta às Emergências em Saúde Pública;
- Produção técnico-científica relacionada às doenças e agravos de interesse em Saúde Pública;
- Vivências em áreas técnicas do Ministério da Saúde.
Componentes curriculares:
- Políticas públicas de saúde;
- Vigilância em saúde;
- Epidemiologia;
- Bioestatística;
- Biossegurança;
- Comunicação técnico-científica em saúde pública;
- Escrita técnico-científica;
- Informática aplicada à Vigilância em Saúde;
- Gestão e Liderança;
- Prevenção e promoção da saúde;
- Ética em pesquisa;
- Ensino e mentoria;
- Atenção Psicossocial no contexto de eventos e emergências em Saúde Pública;
- Avaliação de Sistemas de Vigilância em Saúde;
- Avaliação Econômica em Saúde aplicada à vigilância em saúde;
- Investigação de campo; e
- Epidemiologia molecular.