Como posso ajudar?
Desde a instalação do Centro de Operação de Emergências – Yanomami (COE - Yanomami), em 26 de janeiro de 2023, diversas medidas e ações prioritárias têm sido desenvolvidas pelo Governo Federal para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Todas elas baseadas nas necessidades emergenciais para o restabelecimento das condições de saúde da população indígena residente no território. Tais medidas e ações prioritárias vão desde o fornecimento de medicamentos, estruturação da assistência e recuperação nutricional da população indígena Yanomami à ampliação da logística para deslocamento de equipes, pacientes e insumos.
Em paralelo a essas ações, a exposição e visibilidade sobre a situação enfrentada pelo povo Yanomami causou grande comoção e mobilização nacional e internacional da sociedade civil, além de diversas entidades, governamentais e não governamentais. Dispostas a apoiar essa resposta, muitas delas se empenharam em ações de doações de diferentes itens, inclusive alimento e dinheiro, o que não se faz necessário no momento.
No entanto, para que tais ações sejam melhor direcionadas, foram estabelecidos alguns critérios e parâmetros para que as doações sejam realizadas. Sempre com foco nas necessidades específicas detectadas e prioridades estabelecidas pelo COE - Yanomami, uma vez que estas necessidades podem mudar ao longo da evolução da situação no território.
Nesse sentido, como uma das ações de resposta à emergência foi a criação do Programa Unidos pela Vida em favor do povo Yanomami, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do seu Escritório de Captação de Recursos. O Programa tem como objetivo orientar os diferentes setores da sociedade para que sejam somados os esforços e que haja um fortalecimento das ações do Governo Federal no enfrentamento da crise vivida pelo povo Yanomami.
Como parte do Programa foi criada uma Plataforma, de modo a esclarecer a sociedade sobre a situação e direcionar a captação das futuras doações. O contato com a equipe pode ser realizado pelo e-mail unidos@fiocruz.br ou pelo WhatsApp: (21) 96471-6464. A Plataforma pode ser acessada pelo link: https://unidospelavida.fiocruz.br.