Docentes
Os objetivos da modalidade docentes são:
I - Evidenciar práticas pedagógicas emancipadoras que apoiem a transformação das ações de saúde.
II - Promoção de debates sobre a necessidade de reorientação curricular e de experiências formativas inovadoras.
III - Estímulo para atuação docente integrada entre ensino, serviço e comunidade, aproximando teoria e prática e fortalecendo o trabalho colaborativo e a inovação no ensino-aprendizagem.
IV – Fortalecimento da perspectiva teórico-político-metodológica da educação popular e da educação permanente em saúde.
V – Promoção de debates acerca da integração entre educação e trabalho na saúde, articulando gestores(as), trabalhadores(as) e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção.
Os critérios para a realização das vivências na modalidade docentes são:
- Ser realizada no sistema de saúde local ou em instituições de ensino superior públicas que apresentem desenhos curriculares que desenvolvam ações relativas às seguintes áreas:
- Compromisso social locorregional.
- Integração entre ensino-serviço-comunidade.
- Componentes integradores e das experiências comunitárias e curriculares no âmbito da equidade de gênero, raça, etnia e povos originários.
- Ser desenvolvida, se possível, em articulação com movimentos sociais e comunidades tradicionais.
- Desenvolver projetos de intervenção como resultado do processo de vivência.
- Compreender o período mínimo de quatro e o máximo de sete dias, vinculado a um processo formativo de até três meses atrelado aos projetos de intervenção.
- Ocorrer entre instituições de ensino superior, podendo ser entre professores(as) vinculados(as) ao Núcleo Docente Estruturante da Instituição de Ensino.