SOS de Ponta
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES / Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde - DEGERTS
Sobre a ação
A Ação Estratégica SOS de Ponta é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com o Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgências (DAHU) da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES/MS), Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Tem por objetivo fortalecer as respostas do Sistema Único de Saúde (SUS) às situações de Emergência em Saúde Pública (ESP) em todo o Brasil, capacitando cerca de 10 mil profissionais da saúde, em atendimento ao SUS, na assistência à saúde em instituição pública ou privada sem fins lucrativos.
A seleção desses profissionais é feita por editais publicados pelo Ministério da Saúde, os quais contêm os critérios segundo as diretrizes do SUS, e as turmas são formadas por equipes multiprofissionais, de acordo com normas e quantitativos estabelecidos para cada capacitação, cujo foco é a abordagem ao paciente crítico, adulto e pediátrico, por meio de cursos presenciais e a distância.
Entendem-se Emergências em Saúde Pública como aquelas relacionadas a incidentes com múltiplas vítimas, situações epidemiológicas de grande magnitude, desassistência, desastres naturais, acidentes com materiais químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares.
Eixo 1 - Capacitação para a abordagem ao paciente crítico nas urgências e emergências: Os cursos são oferecidos por instituições com comprovada capacidade técnica, com certificação nacional/internacional, nos formatos presencial e semipresencial, em ambiente de simulação realística, para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de ambulância, preferencialmente os que compõem a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e atuam fora das capitais estaduais e de suas regiões metropolitanas. Veja a seguir os cursos oferecidos:
| Eixo 2 - Especializações em gestão de situações de Emergência em Saúde Pública: Serão oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu voltados para a gestão de situações de Emergência em Saúde Pública para gestores estaduais e municipais, gestores de unidades de saúde e profissionais de saúde que atuam na abordagem a pacientes críticos. Os profissionais que apresentarem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e obtiverem aprovação poderão receber título de especialização. Os cursos inicialmente ofertados serão:
|
Eixo 3 - Apoio à estruturação de centros formadores: O Ministério da Saúde apoiará a estruturação de centros formadores para a capacitação dos profissionais da saúde que compõem a Rede de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde e estabelecerá parcerias para a oferta de certificação de competências profissionais no manejo ao paciente crítico, seguindo os protocolos de Suporte de Vida (Básico e Avançado) e de Trauma (Básico e Avançado) preconizados pelo SUS. As ações compreenderão o apoio à adequação da estrutura física existente no território (estados e municípios), a compra de equipamentos de simulação realística e a formação das primeiras turmas de instrutores. Serão selecionadas cinco localidades, uma em cada região geográfica do Brasil, para implementação de projetos-piloto. | Eixo 4 - Acreditação de processos de certificação de competências: Visa criar um selo do Ministério da Saúde para certificação de competências profissionais de saúde na abordagem ao paciente crítico em situações de emergência. Este eixo prevê a disponibilização de uma ferramenta de consulta rápida aos protocolos de intervenção do SAMU 192. Na sequência, será definido um modelo de acreditação dos cursos de abordagem ao paciente crítico realizados nos Centros Formadores para certificação dos profissionais com o selo do MS. |
Eixo 5 – Plataforma para cadastro de profissionais de saúde: Construção de uma plataforma, com vistas à constituição de um banco de dados de profissionais de saúde contendo informações sobre sua formação, sua qualificação, sua localização e seu interesse em atuar em situações de Emergência em Saúde Pública. | |
Contato: sosdeponta@saude.gov.br