Saúde Mental e Promoção do Bem-Viver
As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena - EMSI são responsáveis pelo desenvolvimento de ações de promoção de saúde mental e bem-viver; acolhimento e suporte psicossocial a pessoas em sofrimento mental, por meio de atendimentos individuais e familiares, rodas de conversa, grupos terapêuticos temáticos e atividades participativas de educação em saúde, reconhecendo as medicinas tradicionais indígenas, dialogando com pajés, rezadores, raizeiros e outros cuidadores tradicionais.
Essas ações são realizadas por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e com a participação dos agentes indígenas de saúde. Os psicólogos também apoiam as equipes de saúde no manejo de transtornos mentais, problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, ações de prevenção e posvenção do suicídio e programas de prevenção e cuidados às vítimas de violência.
Para qualificar as ações de saúde mental, com foco na promoção do bem-viver, em novembro de 2019, a Sesai publicou o material informativo “Atenção psicossocial aos povos indígenas: Tecendo redes para promoção do bem-viver”, que é um conjunto de cartilhas que visa orientar as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) no desenvolvimento dessas ações e, neste momento, podem colaborar para a promoção da saúde mental e do bem-viver de indígenas e trabalhadores da saúde.
Atenção Psicossocial aos Povo Indígenas: materiais foram produzidos de forma participativa entre indígenas e trabalhadores da saúde.
Manual sobre abordagem de situações de violência:
Manual sobre vigilância das tentativas e óbitos por suicídio:
Manual sobre monitoramento do uso prejudicial de álcool:
Manual sobre vigilância do uso de medicamentos psicotrópicos: